REAÇÕES ADVERSAS KÓIDE D

Atualizado em 28/05/2016

BETAMETASONA: AS REAÇÕES ADVERSAS A ESTA SUBSTÂNCIA SÃO SEMELHANTES ÀS RELATADAS COM OUTROS CORTICOSTERÓIDES. ENTRETANTO, A PEQUENA QUANTIDADE DE CORTICOSTERÓIDES NA COMBINAÇÃO TORNA A INCIDÊNCIA1 DE REAÇÕES ADVERSAS MENOS PROVÁVEL. AS REAÇÕES ADVERSAS REPORTADAS COM O USO DE CORTICOSTERÓIDES INCLUEM DISTÚRBIOS ELETROLÍTICOS, MUSCULOESQUELÉTICOS, GASTRINTESTINAIS, DERMATOLÓGICOS, NEUROLÓGICOS, ENDÓCRINOS, OFTÁLMICOS, METABÓLICOS E PSIQUIÁTRICOS.
MALEATO DE DEXCLORFENIRAMINA: AS REAÇÕES ADVERSAS A ESTE FÁRMACO2 FORAM SIMILARES ÀS RELATADAS COM OUTROS ANTI-HISTAMÍNICOS. SONOLÊNCIA LEVE A MODERADA É A REAÇÃO ADVERSA MAIS FREQÜENTE DO MALEATO DE DEXCLORFENIRAMINA. OUTROS POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS3 DOS ANTI-HISTAMÍNICOS INCLUEM REAÇÕES CARDIOVASCULARES, HEMATOLÓGICAS, NEUROLÓGICAS, GASTRINTESTINAIS, GENITURINÁRIAS E RESPIRATÓRIAS. REAÇÕES ADVERSAS GERAIS, COMO URTICÁRIA4, EXANTEMA5 CUTÂNEO6, " RASH7"  (ERUPÇÃO8) CUTÂNEO6, CHOQUE ANAFILÁTICO9, FOTOSSENSIBILIDADE, TRANSPIRAÇÃO10 EXCESSIVA, CALAFRIOS11, SECURA DA BOCA12, NARIZ13 E GARGANTA14 FORAM RELATADAS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
3 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
4 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
5 Exantema: Alteração difusa da coloração cutânea, caracterizada por eritema, com elevação das camadas mais superficiais da pele (pápulas), vesículas, etc. Pode ser produzido por uma infecção geralmente viral (rubéola, varicela, sarampo), por alergias a medicamentos, etc.
6 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
7 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
8 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
9 Choque anafilático: Reação alérgica grave, caracterizada pela diminuição da pressão arterial, taquicardia e distúrbios gerais da circulação, acompanhado ou não de edema de glote. Necessita de tratamento urgente. Pode surgir por exposição aos mais diversos alérgenos.
10 Transpiração: 1. Ato ou efeito de transpirar. 2. Em fisiologia, é a eliminação do suor pelas glândulas sudoríparas da pele; sudação. Ou o fluido segregado pelas glândulas sudoríparas; suor. 3. Em botânica, é a perda de água por evaporação que ocorre na superfície de uma planta, principalmente através dos estômatos, mas também pelas lenticelas e, diretamente, pelas células epidérmicas.
11 Calafrios: 1. Conjunto de pequenas contrações da pele e dos músculos cutâneos ao longo do corpo, muitas vezes com tremores fortes e palidez, que acompanham uma sensação de frio provocada por baixa temperatura, má condição orgânica ou ainda por medo, horror, nojo, etc. 2. Sensação de frio e tremores fortes, às vezes com bater de dentes, que precedem ou acompanham acessos de febre.
12 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
13 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
14 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.