PARA QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO MESILATO DE IMATINIBE

Atualizado em 28/05/2016

Mesilato de imatinibe é indicado para o:  - tratamento de pacientes adultos com leucemia1 mieloide crônica (LMC) recentemente diagnosticada, cromossomo2 Philadelphia positivo, bem como para o tratamento de pacientes com LMC cromossomo2 Philadelphia positivo em crise blástica, fase acelerada ou em fase crônica após falha ou intolerância à terapia com alfa-interferona.
- tratamento de pacientes adultos com leucemia1 linfoblástica aguda (LLA Ph+) recentemente diagnosticada, cromossomo2 Philadelphia positivo integrados com quimioterapia3.
- tratamento de pacientes adultos com tumores estromais gastrintestinais (GIST), não-ressecáveis e/ou metastáticos.
- tratamento adjuvante de pacientes adultos após ressecção de GIST primário.
A eficácia de mesilato de imatinibe baseia-se nas taxas globais de resposta hematológica e citogenética e na sobrevida4 livre de progressão em LMC, nas taxas de resposta hematológica e citogenética em LLA Ph+, bem como nas taxas de resposta objetiva e sobrevida4 livre de progressão em GIST não-ressecável e/ou metastático e na sobrevida4 livre de recorrência5 no tratamento adjuvante de pacientes com GIST. Foi demonstrado aumento de sobrevida4 em estudos clínicos controlados, somente em LMC de fase crônica recém diagnosticada e em GIST.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
2 Cromossomo: Cromossomos (Kroma=cor, soma=corpo) são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, composto por DNA e proteínas, sendo observável à microscopia de luz durante a divisão celular.
3 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
4 Sobrevida: Prolongamento da vida além de certo limite; prolongamento da existência além da morte, vida futura.
5 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.

Tem alguma dúvida sobre PARA QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO MESILATO DE IMATINIBE?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.