COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA MESILATO DE IMATINIBE

Atualizado em 28/05/2016

Mesilato de imatinibe inativa uma enzima1 denominada Bcr-Abl tirosinoquinase, que é crucial para o desenvolvimento da leucemia2 mieloide crônica (LMC). Como tal, o imatinibe bloqueia os processos celulares que fazem com que a medula óssea3 normal se torne maligna e inibe o crescimento das células4 leucêmicas. O imatinibe também inibe a proliferação e induz a morte das células4 tumorais do GIST - tumor5 estromal gastrintestinal.
Após uma dose oral de imatinibe, aproximadamente 81% da dose é eliminada pelas fezes (68%
da dose) e pela urina6 (13% da dose), no período de 7 dias. O imatinibe inalterado correspondeu a 25% da dose (5% na urina6, 20% nas fezes), sendo o restante metabólitos7.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
2 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
3 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
5 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
6 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
7 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.