INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS MIDAZOLAM

Atualizado em 28/05/2016

AUMENTO DO EFEITO DEPRESSIVO PODE OCORRER QUANDO MIDAZOLAM É USADO CONCOMITANTEMENTE COM ANTIPSICÓTICOS, HIPNÓTICOS, ANSIOLÍTICOS/SEDATIVOS, ANTIDEPRESSIVOS, ANALGÉSICOS1 NARCÓTICOS, DROGAS ANTIEPILÉPTICAS, ANESTÉSICOS E SEDATIVOS ANTI-HISTAMÍNICOS.HÁ UMA INTERAÇÃO POTENCIALMENTE RELEVANTE ENTRE O MIDAZOLAM E COMPONENTES QUE INIBEM CERTAS ENZIMAS HEPÁTICAS2 (PARTICULARMENTE CITOCROMO P 450 III A).
DADOS EVIDENTES INDICAM QUE ESTES COMPONENTES INFLUENCIAM A FARMACOCINÉTICA DO MIDAZOLAM E ISTO PODE LEVAR A UM GRAU ALTERADO E/OU DURAÇÃO DA SEDAÇÃO3. NO PRESENTE ESTA INTERAÇÃO É CONHECIDA OCORRENDO " IN VIVO"  COM CETOCONAZOL, FLUCONAZOL, ITRACONAZOL, ERITROMICINA, DILTIAZEM, VERAPAMIL E CIMETIDINA, MAS NÃO COM CICLOSPORINA, RANITIDINA E NITRENDIPINA. PORTANTO, PACIENTES RECEBENDO OS COMPONENTES OU OUTROS QUE INIBEM O CITOCROMO P450IIIA JUNTO COM MIDAZOLAM DEVEM SER MONITORADOS CUIDADOSAMENTE PARA AS PRIMEIRAS HORAS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DO MIDAZOLAM.
ESTUDOS MOSTRARAM QUE A RANITIDINA NÃO TEM EFEITO SIGNIFICANTE NA FARMACOCINÉTICA DO MIDAZOLAM ADMINISTRADO INTRAVENOSO.
O ÁLCOOL PODE AUMENTAR O EFEITO SEDATIVO DO MIDAZOLAM.
A ADMINISTRAÇÃO INTRAVENOSA DE MIDAZOLAM DIMINUI A CONCENTRAÇÃO ALVEOLAR MÍNIMA (CAM) DE HALOTANO REQUERIDO PARA ANESTESIA4 GERAL.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Analgésicos: Grupo de medicamentos usados para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
2 Enzimas hepáticas: São duas categorias principais de enzimas hepáticas. A primeira inclui as enzimas transaminasas alaninoaminotransferase (ALT ou TGP) e a aspartato aminotransferase (AST ou TOG). Estas são enzimas indicadoras do dano às células hepáticas. A segunda categoria inclui certas enzimas hepáticas como a fosfatase alcalina (FA) e a gamaglutamiltranspeptidase (GGT) as quais indicam obstrução do sistema biliar, quer seja no fígado ou nos canais maiores da bile que se encontram fora deste órgão.
3 Sedação: 1. Ato ou efeito de sedar. 2. Aplicação de sedativo visando aliviar sensação física, por exemplo, de dor. 3. Diminuição de irritabilidade, de nervosismo, como efeito de sedativo. 4. Moderação de hiperatividade orgânica.
4 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.