ADVERTÊNCIAS OXALIPLATINA

Atualizado em 28/05/2016

A OXALIPLATINA DEVE SER ADMINISTRADA SOB A SUPERVISÃO DE UM MÉDICO CAPACITADO, COM EXPERIÊNCIA NO USO DE QUIMIOTERAPIA1 ANTINEOPLÁSICA. A TOLERABILIDADE NEUROLÓGICA DEVE SER OBJETO DE ESPECIAL ATENÇÃO, SOBRETUDO QUANDO A OXALIPLATI NA É ASSOCIADA A OUTROS MEDICAMENTOS COM TOXICIDADE2 NEUROLÓGICA POTENCIAL. A TOXICIDADE2 DIGESTIV A DA OXALIPLATINA (NÁUSEAS3 E VÔMITOS4) JUSTIFICA USO PROFILÁTICO E/OU TERAPÊUTICO DE ANTIEMÉTICOS5.EM CASO DE REAÇÃO HEMATOLÓGICA (LEUCÓCITOS6 < 2000/MM3 OU PLAQUETAS7 < 50000/ MM3), O INÍCIO DO CICLO SEGUINTE DE TRATAMENTO DEVE SER ADIADO ATÉ A
RECUPERAÇÃO.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
2 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
3 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
4 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
5 Antieméticos: Substância que evita o vômito.
6 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas
7 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.