
POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO OXALIPLATINA
A dose recomendada é de 130 mg/m2, seja em monoterapia ou combinada a outros quimioterápicos. Essa dose deve ser repetida a intervalos de 3 semanas, caso não ocorram sinais1 e sintomas2 de toxicidade3 importante.A oxaliplatina é geralmente administrada em infusão venosa de curta duração (2 a 6 horas), diluída em 250 a 500 mL de glicose4 a 5%. A dose pode ser modificada em função da tolerabilidade, particularmente neurológica.
Recomendações Especiais:
-Não administrar em injeção5 intravenosa direta.
-Não misturar com outros medicamentos.
-Inutilizar soluções com sinais1 de precipitação.
Reconstituição
A oxaliplatina é administrada por infusão intravenosa.
A oxaliplatina diluída em 250 a 500 mL de solução de glicose4 5% para que a concentração não seja menor que 0,2mg/mL, deve ser infundida por veia periférica ou linha central venosa durante 2 a 6 horas.
A infusão de oxaliplatina deve sempre preceder a de 5-fluoruracil.
A oxaliplatina deve ser reconstituída e diluída antes do uso. Devem ser usados somente diluentes recomendados para a reconstituição e diluição do pó liófilo.
A reconstituição da solução de oxaliplatina e sua manipulação devem obedecer os cuidados especiais indispensáveis para todos os medicamentos citotóxicos6. Os solventes a serem utilizados são a água para preparações injetáveis, ou a solução de glicose4 a 5%.
Oxaliplatina 50 mg: Adicionar ao pó liófilo 10 a 20 mL de solvente, para obter concentração de oxaliplatina de 2,5 a 5 mg/mL.
Oxaliplatina 100 mg: Adicionar ao pó liófilo 20 a 40 mL de solvente, para obter concentração de oxaliplatina de 2,5 a 5 mg/mL.
Para infusão intravenosa, essas soluções devem ser subsequentemente diluídas em 250 a 500 mL de glicose4 a 5%.
A inutilização das sobras do medicamento e de todo o material que entre em contato com o mesmo deve obedecer às recomendações vigentes para tratamento de resíduos citotóxicos6.
Após reconstituição com água para injeção5 ou solução de glicose4 5%, a solução se mantém estável por até 48 horas se armazenada sob refrigeração (2°C - 8°C).
Após diluição com solução de glicose4 5%, a estabilidade física e química da solução foi demonstrada por 48 horas se armazenada sob refrigeração (2°C - 8°C) e por até 24 horas se armazenada em temperatura ambiente (15°C - 30°C).