COMPOSIÇÃO TEICOPLANINA

Atualizado em 28/05/2016

Cada frasco-ampola de teicoplanina 200 mg contém:

teicoplanina ............................................................................................................................. 200 mg

excipientes q.s.p. ....................................................................................................... 1 frasco-ampola

Excipientes: cloreto de sódio.


Cada frasco-ampola de teicoplanina 400 mg contém:

teicoplanina ............................................................................................................................. 400 mg

excipientes q.s.p. ....................................................................................................... 1 frasco-ampola

Excipientes: cloreto de sódio.


Cada ampola de solução diluente contém:

água para injetáveis ................................................................................................................... 3 mL


- INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Ação esperada do medicamento

A teicoplanina é um antibiótico glícopeptídeo que age na biossíntese da parede celular e tem ação

contra bactérias Gram-positivas aeróbias e anaeróbias.


Indicações do medicamento

A teicoplanina está indicada no tratamento de infecções1 causadas por microrganismos Gram-positivos sensíveis, incluindo aqueles resistentes a outros antibióticos, tais como meticilina e as cefalosporinas: endocardite2, septicemia3, infecções1 osteoarticulares, infecções1 do trato respiratório inferior, infecções1 de pele4 e tecidos moles, infecções1 urinárias e peritonite5 associada a diálise peritoneal6 crônica ambulatorial. A teicoplanina também está indicada no tratamento de infecções1 em pacientes alérgicos às penicilinas ou cefalosporinas. A teicoplanina pode ser usada por via oral no tratamento de diarréia7 associada ao uso de antibiótico, incluindo colite8 pseudomembranosa causada por C. difficile. A teicoplanina pode ser utilizada para profilaxia em pacientes nos quais a infecção9 por microrganismos Gram-positivos pode ser perigosa (por exemplo, em pacientes que necessitam de cirurgia dental ou ortopédica).


Riscos do medicamento

O uso deste medicamento é contraindicado em caso de hipersensibilidade conhecida à teicoplanina e/ou demais componentes da formulação.

Gravidez10 e lactação11: Informe seu médico a ocorrência de gravidez10 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Ingestão concomitante com outras substâncias: Soluções de teicoplanina e aminoglicosídeos são incompatíveis quando misturadas, portanto não devem ser misturadas antes da injeção12.

Contraindicações e precauções: Informe a seu médico se você tem problemas de rim13, alergia14 à teicoplanina ou à vancomicina. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico; pode ser perigoso para a sua saúde15.


Modo de uso

Cuidados de administração: Siga corretamente as instruções de seu médico quanto ao emprego do

produto, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Riscos da automedicação16: Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a saúde15.


Reações Adversas

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: vermelhidão e/ou dor

no local da injeção12, reações alérgicas, náuseas17, vômitos18, diarréia7. Mais raramente podem ocorrer

reações sanguíneas.

Informe ao seu médico se você tem problemas de rim13, alergia14 à teicoplanina ou à vancomicina.

Condutas em Caso de Superdose

Foram relatados casos de administração de doses excessivas erroneamente, à pacientes pediátricos. Em um relato de superdosagem, um recém-nascido de 29 dias apresentou agitação após a administração de 400 mg I.V. (95 mg/kg). Nos outros casos, não foram verificados sintomas19 ou anormalidades laboratoriais associados a teicoplanina. Nos casos de superdosagem, o tratamento deverá ser sintomático20. A teicoplanina não é eliminada através de hemodiálise21.


Cuidados de Conservação

Conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C).

A solução deve ser usada imediatamente após a reconstituição. Entretanto, se necessário, pode-se

utilizar dentro de 24 horas se armazenada sob refrigeração (temperatura entre 2 e 8°C).


Prazo de validade

Desde que observados os devidos cuidados de conservação, o prazo de validade de teicoplanina é de 24 meses, contados a partir da data de fabricação impressa em sua embalagem externa.

O produto não deve ser utilizado fora do prazo de validade indicado, sob risco de não produzir os efeitos esperados.


NÃO USE MEDICAMENTOS COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.

ANTES DE USAR OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.


TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Endocardite: Inflamação aguda ou crônica do endocárdio. Ela pode estar preferencialmente localizada nas válvulas cardíacas (endocardite valvular) ou nas paredes cardíacas (endocardite parietal). Pode ter causa infecciosa ou não infecciosa.
3 Septicemia: Septicemia ou sepse é uma infecção generalizada grave que ocorre devido à presença de micro-organismos patogênicos e suas toxinas na corrente sanguínea. Geralmente ela ocorre a partir de outra infecção já existente.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Peritonite: Inflamação do peritônio. Pode ser produzida pela entrada de bactérias através da perfuração de uma víscera (apendicite, colecistite), como complicação de uma cirurgia abdominal, por ferida penetrante no abdome ou, em algumas ocasiões, sem causa aparente. É uma doença grave que pode levar pacientes à morte.
6 Diálise peritoneal: Ao invés de utilizar um filtro artificial para “limpar“ o sangue, é utilizado o peritônio, que é uma membrana localizada dentro do abdômen e que reveste os órgãos internos. Através da colocação de um catéter flexível no abdômen, é feita a infusão de um líquido semelhante a um soro na cavidade abdominal. Este líquido, que chamamos de banho de diálise, vai entrar em contato com o peritônio, e por ele será feita a retirada das substâncias tóxicas do sangue. Após um período de permanência do banho de diálise na cavidade abdominal, este fica saturado de substâncias tóxicas e é então retirado, sendo feita em seguida a infusão de novo banho de diálise. Esse processo é realizado de uma forma contínua e é conhecido por CAPD, sigla em inglês que significa diálise peritoneal ambulatorial contínua. A diálise peritoneal é uma forma segura de tratamento realizada atualmente por mais de 100.000 pacientes no mundo todo.
7 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
8 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
9 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
10 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
11 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
12 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
13 Rim: Os rins são órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
14 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
15 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
16 Automedicação: Automedicação é a prática de tomar remédios sem a prescrição, orientação e supervisão médicas.
17 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
18 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
19 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
20 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
21 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.