MODO DE USAR E CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO DEPOIS DE ABERTO TEICOPLANINA

Atualizado em 28/05/2016

Preparação da injeção1

Adicione lentamente todo o diluente da ampola no frasco-ampola e role-o lentamente entre as mãos2, até que o pó esteja completamente dissolvido, tomando-se o cuidado de evitar a formação de espuma. É importante assegurar que todo o pó esteja dissolvido, mesmo aquele que estiver perto da tampa. A agitação da solução pode causar a formação de espuma, a qual torna difícil recuperar o volume desejado. Entretanto, se todo o pó foi completamente dissolvido, a espuma não altera a concentração da solução. Se a solução ficar espumosa, o frasco deve ficar em repouso aproximadamente 15 minutos. Retire a solução lentamente do frasco-ampola, tentando recuperar a maior parte da solução colocando a agulha na parte central da tampa de borracha.

As soluções reconstituídas contêm 100 mg de teicoplanina em 1,5 mL; 200 mg em 3,0 mL (do frasco-ampola de 200 mg) e 400 mg em 3,0 mL (do frasco-ampola de 400 mg). É importante que a solução seja corretamente preparada e cuidadosamente colocada na seringa3, pois, caso contrário, pode levar a uma administração menor que a dose total. A solução final é isotônica4 e tem pH de 7,2 a 7,8.

A solução é estável por 48 horas a temperatura ambiente ou por 11 dias sob refrigeração (temperatura entre 2 e 8°C) sem perda da potência. Entretanto, a boa prática farmacêutica recomenda que as soluções e reconstituídas sejam utilizadas imediatamente e a porção não utilizada descartada.

As soluções reconstituídas podem ser injetadas diretamente ou diluídas alternativamente, como se segue:


Como boa prática farmacêutica, recomenda-se usar de preferência as soluções imediatamente após a mistura.


Modo de administração

A teicoplanina pode ser administrada por via intravenosa (I.V.) ou intramuscular (I.M.). A administração I.V. pode ser feita diretamente por injeção1 (3-5 minutos) ou através de infusão, (30 minutos). A dose diária é geralmente única, entretanto, em infecções5 graves, recomenda-se uma dose de ataque a intervalos de 12 horas para as 3 primeiras doses. A maioria dos pacientes com infecções5 causadas por microrganismos sensíveis ao antibiótico apresentam resposta terapêutica6 dentro das primeiras 48-72 horas. A duração total do tratamento é determinado pelo tipo e gravidade da infecção7 e resposta clínica do paciente. Em endocardite8 e osteomielite9, recomenda-se

tratamento por 3 semanas ou mais.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
2 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
3 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.
4 Isotônica: Relativo à ou pertencente à ação muscular que ocorre com uma contração normal. Em química, significa a igualdade de pressão entre duas soluções.
5 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
6 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
7 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
8 Endocardite: Inflamação aguda ou crônica do endocárdio. Ela pode estar preferencialmente localizada nas válvulas cardíacas (endocardite valvular) ou nas paredes cardíacas (endocardite parietal). Pode ter causa infecciosa ou não infecciosa.
9 Osteomielite: Infecção crônica do osso. Pode afetar qualquer osso da anatomia e produzir-se por uma porta de entrada local (fratura exposta, infecção de partes moles) ou por bactérias que circulam através do sangue (brucelose, tuberculose, etc.).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.