EFEITOS ENDÓCRINOS E METABÓLICOS ZART H

Atualizado em 28/05/2016

A TERAPIA COM TIAZÍDICOS PODE DIMINUIR A TOLERÂNCIA À GLICOSE1. PODE SER NECESSÁRIO AJUSTE POSOLÓGICO DE AGENTES ANTIDIABÉTICOS, INCLUINDO A INSULINA2 (VEJA INTERAÇOES MEDICAMENTOSAS).
AS TIAZIDAS PODEM REDUZIR A EXCREÇÃO URINÁRIA DE CÁLCIO E PODEM PROVOCAR ELEVAÇÃO DISCRETA E INTERMITENTE3 DO CÁLCIO SÉRICO. HIPERCALCEMIA ACENTUADA PODE SER EVIDÊNCIA DE HIPERPARATIREOIDISMO OCULTO. O TRATAMENTO COM TIAZIDAS DEVE SER DESCONTINUADO ANTES DE SEREM REALIZADOS TESTES PARA AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO DAS PARATIREÓIDES. ELEVAÇÕES NOS NÍVEIS DE COLESTEROL4 E DE TRIGLICÉRIDES5 PODEM ESTAR ASSOCIADAS COM A TERAPIA DIURÉTICA COM TIAZÍDICOS.
A TERAPIA COM TIAZÍDICOS PODE PRECIPITAR HIPERURICEMIA E/OU GOTA6 EM CERTOS PACIENTES. UMA VEZ QUE A LOSARTANA REDUZ O ÁCIDO ÚRICO, LOSARTANA EM COMBINAÇÃO COM HIDROCLOROTIAZIDA, ATENUA A HIPERURICEMIA INDUZIDA POR DIURÉTICOS7.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
2 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
3 Intermitente: Nos quais ou em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo. Em medicina, diz-se de episódios de febre alta que se alternam com intervalos de temperatura normal ou cujas pulsações têm intervalos desiguais entre si.
4 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
5 Triglicérides: A principal maneira de armazenar os lipídeos no tecido adiposo é sob a forma de triglicérides. São também os tipos de lipídeos mais abundantes na alimentação. Podem ser definidos como compostos formados pela união de três ácidos graxos com glicerol. Os triglicérides sólidos em temperatura ambiente são conhecidos como gorduras, enquanto os líquidos são os óleos. As gorduras geralmente possuem uma alta proporção de ácidos graxos saturados de cadeia longa, já os óleos normalmente contêm mais ácidos graxos insaturados de cadeia curta.
6 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
7 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.

Tem alguma dúvida sobre EFEITOS ENDÓCRINOS E METABÓLICOS ZART H?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.