
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ZART H
LOSARTANA
NÃO FORAM IDENTIFICADAS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DE SIGNIFICADO CLÍNICO. OS COMPOSTOS QUE FORAM AVALIADOS NOS ESTUDOS DE FARMACOCINÉTICA CLÍNICA INCLUEM HIDROCLOROTIAZIDA, DIGOXINA, VARFARINA, CIMETIDINA, FENOBARBITAL (VEJA: HIDROCLOROTIAZIDA, ÁLCOOL, BARBITURATOS OU NARCÓTICOS) E CETOCONÁZOL.
COMO OCORRE COM OUTRAS DROGAS QUE BLOQUEIAM A ANGIOTENSINA II OU SEUS EFEITOS, O USO CONCOMITANTE DE DIURÉTICOS1 POUPADORES DE POTÁSSIO (POR EXEMPLO: ESPIRONOLACTONA, TRIANTERENO, AMILORIDA), SUPLEMENTOS DE POTÁSSIO OU SUBSTITUTOS DE SAIS CONTENDO POTÁSSIO PODEM LEVAR A UM AUMENTO NO POTÁSSIO SÉRICO.
HIDROCLOROTIAZIDA
QUANDO ADMINISTRADAS CONCOMITANTEMENTE, AS SEGUINTES DROGAS PODEM INTERAGIR COM OS DIURÉTICOS1 TIAZÍDICOS: ÁLCOOL, BARBITURATOS OU NARCÓTICOS - PODE OCORRER POTENCIALIZAÇÃO DA HIPOTENSÃO2 ORTOSTÁTICA.
DROGAS ANTIDIABÉTICAS (ORAIS OU INSULINA3) - PODE SER NECESSÁRIO AJUSTE POSOLÓGICO DA DROGA ANTIDIABÉTICA.
OUTRAS DROGAS ANTI-HIPERTENSIVAS - EFEITO ADITIVO.
COLESTIRAMINA E RESINAS DE COLESTIPOL - A ABSORÇÃO DA HIDROCLOROTIAZIDA É PREJUDICADA NA PRESENÇA, DE RESINAS DE TROCA ANIÔNICA. DOSES ÚNICAS DE COLESTIRAMINA OU DE RESINAS DE COLESTIPOL LIGAM-SE À HIDROCLOROTIAZIDA E REDUZEM SUA ABSORÇÃO NO TRATO GASTRINTESTINAL EM ATÉ 85 E 43%, RESPECTIVAMENTE. CORTICOSTERÓIDES, ACTH - INTENSIFICA A DEPLEÇÃO4 ELETROLÍTICA, PARTICULARMENTE HIPOCALEMIA5. AMINAS PRESSORAS (EXEMPLO, ADRENALINA6) - POSSÍVEL REDUÇÃO DAS RESPOSTAS ÀS AMINAS PRESSORAS MAS NÃO O SUFICIENTE PARA IMPEDIR O SEU USO. RELAXANTES NÃO DESPOLARIZANTES DO MÚSCULO ESQUELÉTICO7 (EXEMPLO; TUBOCURARINA) - POSSÍVEL AUMENTO DA RESPOSTA AO RELAXANTE MUSCULAR. LÍTIO - AGENTES DIURÉTICOS1 REDUZEM A DEPURAÇÃO RENAL8 DE LÍTIO E AUMENTAM O RISCO DE TOXICIDADE9 POR LÍTIO; O USO CONCOMITANTE NÃO É RECOMENDADO. CONSULTE AS BULAS DAS PREPARAÇÕES DE
LÍTIO ANTES DE UTILIZÁ-LAS. DROGAS ANTIINFLAMATÓRIAS NÃO ESTEROIDAIS - EM ALGUNS PACIENTES A ADMINISTRAÇÃO DE AGENTES ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS PODE REDUZIR OS EFEITOS DIURÉTICOS1, NATRIURÉTICOS E ANTI-HIPERTENSIVOS DOS DIURÉTICOS1.
DEVIDO AO SEU EFEITO NO METABOLISMO10 DO CÁLCIO, AS TIAZIDAS PODEM INTERFERIR NOS TESTES DE FUNÇÃO DA PARATIREÓIDE (VEJA PRECAUÇÕES)