GRAVIDEZ E LACTAÇÃO AREDIA

Atualizado em 18/05/2016
Em experimentos com animais, o pamidronato dissódico não apresentou potencial teratogênico1 nem afetou o desempenho reprodutivo geral ou a fertilidade. Em ratas, o parto prolongado e a reduzida taxa de sobrevivência2 dos filhotes foram provavelmente causadas por decréscimo dos níveis séricos maternos de cálcio. Foi demonstrado, em ratas prenhes, que o pamidronato dissódico atravessa a barreira placentária, acumulando-se nos ossos do feto3 de maneira similar à observada em animais adultos.Não há experiência clínica para dar suporte à utilização de AREDIA em mulheres grávidas. Portanto, AREDIA não deve ser administrado durante a gravidez4, exceto em casos de hipercalcemia com risco de vida.
Um estudo em ratas lactantes5 demonstrou que o pamidronato dissódico passa ao leite materno. As mães em tratamento com AREDIA não devem, portanto, amamentar seus filhos.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
2 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
3 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.

Tem alguma dúvida sobre GRAVIDEZ E LACTAÇÃO AREDIA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.