ADULTOS E IDOSOS AREDIA

Atualizado em 18/05/2016

Metástases1 ósseas predominantemente líticas
A dose recomendada de AREDIA para o tratamento de metástases1 ósseas predominantemente líticas é de 90 mg, administrados em infusão única a cada 4 semanas.
Em pacientes com metástases1 ósseas que recebem quimioterapia2 a intervalos de 3 semanas, AREDIA 90 mg pode também ser administrado a cada 3 semanas.
Hipercalcemia induzida por tumor3
Recomenda-se que os pacientes sejam reidratados com solução salina normal, antes ou durante o tratamento.
A dose total de AREDIA a ser utilizada para um período de tratamento depende dos níveis iniciais de cálcio sérico do paciente. As condutas a seguir são derivadas de dados clínicos de valores de cálcio não corrigidos. Entretanto, doses dentro das variações fornecidas também são aplicáveis para valores de cálcio corrigidos por proteína sérica ou albumina4 em pacientes reidratados.

Cálcio sérico inicial        
nmol/litro              mg %
até 3,0              até  12,0    
3,0 - 3,5           12,0 - 14,0    
3,5 - 4,0           14,0 - 16,0    
> 4,0        

Dose total         
recomendada (mg)    
15 - 30    
30 - 60    
60 - 90    
90    

A dose total de AREDIA pode ser administrada tanto em infusão única como em infusões múltiplas, durante 2 a 4 dias consecutivos. A dose máxima para cada tratamento é de 90 mg, tanto para o tratamento inicial como para os tratamentos subseqüentes.
Uma diminuição significativa no cálcio sérico é geralmente observada em 24 a 48 horas após a administração de AREDIA, e a normalização é geralmente atingida dentro de 3 a 7 dias. Se a normocalcemia não for atingida dentro desse período, uma dose adicional pode ser administrada. A duração da resposta pode variar de paciente para paciente5, e o tratamento pode ser repetido sempre que houver recorrência6 da hipercalcemia. A experiência clínica até o momento sugere que AREDIA pode se tornar menos efetivo à medida que o número de tratamentos aumenta.
Doença de Paget
A dose de AREDIA total recomendada para o curso de tratamento é de 180 a 210 mg. Isto pode ser obtido administrando-se 6 dose unitárias de 30 mg uma vez por semana (dose total 180 mg), ou administrando-se 3 doses unitárias de 60 mg a cada duas semanas. Se a dose unitária utilizada for de 60 mg, recomenda-se iniciar o tratamento com uma dose inicial de 30 mg (dose total 210 mg).
Insuficiência renal7
Os estudos farmacocinéticos indicam não ser necessário o ajuste de dose em pacientes com qualquer grau de insuficiência renal7. Entretanto, até que se adquira maior experiência, recomenda-se a velocidade máxima de infusão de 20 mg/h em pacientes com insuficiência renal7.
Crianças
Não há experiência clínica com AREDIA em crianças.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Metástases: Formação de tecido tumoral, localizada em um lugar distante do sítio de origem. Por exemplo, pode se formar uma metástase no cérebro originário de um câncer no pulmão. Sua gravidade depende da localização e da resposta ao tratamento instaurado.
2 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
3 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
4 Albumina: Proteína encontrada no plasma, com importantes funções, como equilíbrio osmótico, transporte de substâncias, etc.
5 Para paciente: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Paciente disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
6 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
7 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.

Tem alguma dúvida sobre ADULTOS E IDOSOS AREDIA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.