
PRECAUÇÕES CAPOTEN 12,5 MG, 25 MG E 50 MG
Gerais
Insuficiência Renal1
HIPERTENSÃOAlguns pacientes com doença renal2, principalmente com grave estenose3 de artéria renal4, apresentaram aumentos da uréia5 e creatinina6 séricas, após a redução da pressão arterial7 com captopril. A redução da posologia de captopril e/ou descontinuação do diurético8 podem ser necessárias.
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA9
Cerca de 20% dos pacientes apresentam elevações estáveis da uréia5 e creatinina6 séricas 20% acima do normal ou do patamar de referência, com tratamentos prolongados realizados com captopril. Menos de 5% dos pacientes, geralmente aqueles com graves doenças renais pré-existentes, necessitaram a descontinuação do tratamento devido aos valores progressivamente crescentes de creatinina6.
HIPERCALEMIA10
Elevações no potássio sérico foram observadas em alguns pacientes tratados com inibidores da ECA, incluindo-se o captopril. O risco de desenvolvimento de hipercalemia10, quando em tratamento com inibidores da eca, existe em pacientes com insuficiência renal1, diabete mellitus e naqueles usando concomitantemente diuréticos11 poupadores de potássio, suplementos de potássio ou substitutos do sal contendo potássio ou outras drogas associadas com aumentos de potássio sérico (p. Ex., heparina).
Tosse
Relata-se tosse com o uso de inibidores da eca. Caracteristicamente, esta é uma tosse persistente e não produtiva e desaparece após a descontinuação da terapia.
A tosse induzida por inibidor da eca deve ser considerada como parte do diagnóstico12 diferencial da tosse.
Cirurgia/Anestesia13
Durante grandes cirurgias ou durante a anestesia13 com agentes que produzem hipotensão14, o captopril irá bloquear a formação de angiotensina II secundária à liberação compensatória de renina. Se a hipotensão14 ocorrer e for considerada como sendo devido a este mecanismo, poderá ser corrigida pela expansão de volume.
Gravidez15
CATEGORIA "C" (Primeiro trimestre) E "D" (Segundo e terceiro trimestres). Vide ADVERTÊNCIAS - Morbidade16 e Mortalidade17 Fetal/Neonatal.
Lactantes18
Concentrações de captopril no leite materno correspondem a 1% daquelas existentes no sangue19 materno. Devido ao potencial do captopril em causar reações adversas severas nos lactentes20, deve-se tomar uma decisão entre se descontinuar a amamentação21 ou suspender o medicamento, levando-se em conta a importância do CAPOTEN ® (captopril) para a mãe.
Uso Pediátrico
A segurança e a eficácia do CAPOTEN ® (captopril) em crianças não foi estabelecida.