INFORMAÇÕES TÉCNICAS K.U. DACTINOMYCIN

Atualizado em 24/05/2016

Modo de Ação:
Dactinomicina é um antibiótico antineoplásico obtido como o principal componente da mistura de actnomicinas produzidas por Streptomyces parvullus.
Dactinomicina possui atividade bacteriostática, particularmente contra microorganismos Gram-positivos, mas sua citotoxicidade restringe seu uso como agente antiinfeccioso.
Apesar de o mecanismo de ação exato ainda não ter sido elucidado, Dactinomicina parece inibir a síntese de RNA dependente de DNA, pela formação de um complexo com DNA por intercalação de resíduos de guanina, e enfraquecendo o padrão para a atividade de DNA.
A síntese de proteína e de DNA também são inibidas, mas menos extensivamente, e com o uso de maiores concentrações de Dactinomicina do que é necessário para inibir a síntese de RNA.
Dactinomicina possui atividade imunossupressora e alguma atividade hipocalcêmica similar à plicamicina.

Farmacocinética:
Dactinomicina é ligeiramente absorvida no trato gastrintestinal. A droga é extremamente irritante aos tecidos e, por isso, deve ser administrada por via intravenosa.
Dactinomicina é rapidamente distribuída nos tecidos, com altas concentrações na medula óssea1 e células2 nucleadas, incluindo granulócitos3 e linfócitos. A droga parece atravessar a barreira hemato-encefálica4. Dactinomicina, aparentemente, atravessa a placenta. Não se sabe se Dactinomicina é distribuída no leite materno.
Após a administração intravenosa de Dactinomicina, marcada com radiação (H3), em um estudo, verificou-se que a concentração plasmática de radioatividade diminuiu rapidamente, dentro da primeira hora, e então declinou vagarosamente com meia-vida em torno de 36 horas.
Dactinomicina parece ser apenas levemente metabolizada; pequenas quantidades de monolactonas da droga foram detectadas na urina5. A biotransformação é mínima e a excreção ocorre pela bile6 (50‰) e pela urina5 (10‰). Após administração intravenosa de Dactinomicina radiomarcada, em um outro estudo, cerca de 30‰ da dose foi excretada na urina5 e fezes, em 9 dias. Na urina5, a droga foi excretada, principalmente, sob a forma inalterada.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Granulócitos: Leucócitos que apresentam muitos grânulos no citoplasma. São divididos em três grupos, conforme as características (neutrofílicas, eosinofílicas e basofílicas) de coloração destes grânulos. São granulócitos maduros os NEUTRÓFILOS, EOSINÓFILOS e BASÓFILOS.
4 Encefálica: Referente a encéfalo.
5 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
6 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.