FARMACOCINÉTICA LOCORTEN-VIOFÓRMIO

Atualizado em 24/05/2016

Pivalato de flumetasona: não há ocorrência demonstrável de absorção percutânea de pivalato de flumetasona, mesmo após sua aplicação tópica em amplas áreas de pele1 lesada, em altas doses e sob curativos oclusivos. Apenas uma influência mínima é exercida sobre parâmetros como concentração plasmática de hidrocortisona ou escreção urinária de 17-cetoesteróides e 17-hidroxicorticosteróides. Não é provável que a adição de clioquinol modifique a absorção percutânea do pivalato de flumetasona.
Clioquinol: após aplicação tópica de Locorten-Viofórmio, cerca de 1,5% a 4% do clioquinol foi absorvido, em avaliação feita pela excreção renal2. O clioquinol é principalmente excretado na forma de glicoronídeos e em menor extensão na forma de sulfato. O clioquinol na forma não alterada é encontrado apenas em traços.

Propriedades das formas de aplicação:
Pomada: a pomada a base de vaselina repele a água e possui efeito emoliente sobre a pele1, o que a torna adequada para uso onde a pele1 estiver seca e áspera, tanto em estágio crônico3 como em tratamento de manutenção após o uso do creme para tratar estágios agudos.
Creme: o creme hidrofílico, que não se apresenta nem pegajoso nem gorduroso, exerce um efeito refrescante. É apropriado para tratamento de estágios agudos e subagudos.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
3 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.

Tem alguma dúvida sobre FARMACOCINÉTICA LOCORTEN-VIOFÓRMIO?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.