PRECAUÇÕES LOCORTEN-VIOFÓRMIO

Atualizado em 24/05/2016

Somente se o paciente for mantido sob supervisão médica regular, Locorten-Viofórmio poderá ser aplicado em grandes quantidades em casos especiais. A aplicação em áreas relativamente grandes ou corroídas da pele1, bem como tratamentos por períodos mais longos do que uma semana, devem ser evitados pois isto poderá levar a um aumento acentuado do iodo ligado a proteínas2 (ILP) (ver também sob o item "Superdosagem"). Pela mesma razão, Locorten-Viofórmio não é adequado para uso sob curativos oclusivos (ver também sob o item "Posologia").Se não houver melhora no decorrer de uma semana, a terapia deve ser descontinuada; sendo então aconselhável identificar os patógenos e instituindo-se então um tratamento apropriado.
De acordo com a experiência médica mais atualizada, não ocorre absorção demonstrável de pivalato de flumetasona através da pele1, portanto, desde que o medicamento seja utilizado conforme o que se recomenda, são improváveis de ocorrer efeitos sistêmicos3 indesejáveis tais como influência clinicamente relevante na função adrenocortical. De acordo com os princípios médicos básicos, entretanto, este risco deve ser mantido sempre em mente, particularmente ao se utilizar o medicamento em pediatria.
Locorten-Viofórmio não é apropriado como monoterapia em doenças bacterianas ou micóticas primárias da pele1.
Locorten-Viofórmio não deve entrar em contato com a conjuntiva4.
Locorten-Viofórmio não deve ser usado no canal auditivo externo se o tímpano5 estiver perfurado.
A pomada não é indicada em doenças agudas de pele1 ou com secreção, nem deve ser empregada se a pele1 for seborreica ou hipersensível a gorduras.
O contato com Locorten-Viofórmio poderá causar descoloração dos cabelos, do vestuário e das roupas de cama.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
4 Conjuntiva: Membrana mucosa que reveste a superfície posterior das pálpebras e a superfície pericorneal anterior do globo ocular.
5 Tímpano: Espaço e estruturas internas à MEMBRANA TIMPÂNICA e externas à orelha interna (LABIRINTO). Entre os componentes principais estão os OSSÍCULOS DA AUDIÇÃO e a TUBA AUDITIVA, que conecta a cavidade da orelha média (cavidade timpânica) à parte superior da garganta.

Tem alguma dúvida sobre PRECAUÇÕES LOCORTEN-VIOFÓRMIO?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.