INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS UTORAL

Atualizado em 24/05/2016
Leucovorina cálcica pode aumentar a toxicidade1 de Utoral. Além disso, vários agentes têm sido relatados como moduladores bioquímicos de eficácia do efeito antineoplásico ou da toxicidade1 de Utoral, entre estes metotrexato, metronidazol, bem como alopurinol e cimetidina, que podem afetar a capacidade de ativação da droga.
Utoral pode interagir com vacinas de vírus2 vivos porque, estando suprimidos os mecanismos de defesa normal, pode haver potencialização da replicação do vírus2 da vacina3 e diminuição da formação de anticorpos4.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
4 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.