POSOLOGIA UTORAL

Atualizado em 24/05/2016

Utoral deve ser administrado somente por via intravenosa, cuidadosamente, para evitar extravasamento. Nenhuma diluição é necessária e todas as doses devem ser baseadas no peso corpóreo do paciente. Entretanto, o " peso seco"  é utilizado, caso o paciente seja obeso ou esteja com edema1, ascite2 ou outras formas anormais de retenção. Além disso, as doses devem ser reduzidas à metade para pacientes3 com deficiências nutricionais, de medula óssea4, hepáticas5 ou renais, e naqueles que sofreram uma grande cirurgia num período de 30 dias.
É recomendado que, antes do tratamento, cada paciente seja cuidadosamente avaliado para estimar a dosagem inicial ideal de Utoral.

Doses:
Uma dose de 12mg/Kg deve ser administrada por via intravenosa, uma vez ao dia, por 4 dias consecutivos. A dose diária não deve exceder 800mg. Se sinais6 de toxicidade7 não forem observados, 6mg/Kg são administrados no 6º, 8º, 10º e 12º dias, a menos que ocorra toxicidade7. Nenhuma terapia deve ser administrada no 5º, 7º, 9º ou 11º dias. A terapia deve ser interrompida no final do 12º dia, mesmo que nenhuma toxicidade7 tenha se tornado aparente.
Pacientes com algum risco de deficiência, ou aqueles que não estão em estado nutricional adequado, devem receber 6mg/Kg/dia, por 3 dias. Se nenhuma toxicidade7 for observada, 3mg/Kg podem ser administrados no 5º, 7º e 9º dias, a menos que alguma toxicidade7 ocorra. Nenhuma terapia deve ser administrada no 4º, 6º e 8º dias. A dose diária não deve exceder 400mg. A seqüência de injeções em qualquer um dos programas constitui o " curso da terapia" .

Terapia de manutenção:
Nos casos onde a toxicidade7 não ocorreu, é recomendado que a terapia seja mantida segundo um dos programas relacionados abaixo:
Repetir a dose do primeiro curso durante 30 dias, após o último dia do curso anterior do tratamento.
Quando sinais6 de toxicidade7 aparecerem logo após o início da terapia, administrar uma dose de manutenção de 10 a 15mg/Kg/semana, em dose única. Não exceder 1g/semana.
A reação do paciente no curso prévio da terapia deve ser considerada na determinação da quantidade de droga a ser utilizada, e a dose deve ser adequadamente ajustada. Alguns pacientes têm recebido de 9 até 45 terapias durante períodos que variam de 12 a 60 meses.
Procedimentos próprios de manipulação e administração de drogas antineoplásicas devem ser considerados. Muitos manuais deste assunto têm sido publicados e não há concordância que todas as recomendações dos procedimentos são necessárias ou apropriadas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
2 Ascite: Acúmulo anormal de líquido na cavidade peritoneal. Pode estar associada a diferentes doenças como cirrose, insuficiência cardíaca, câncer de ovário, esquistossomose, etc.
3 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
4 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
5 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
6 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
7 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.