FARMACOCINÉTICA ZOLAPIN

Atualizado em 24/05/2016
Clozapina é bem absorvida pelo trato gastrintestinal. Sofre pré-eliminação sistêmica pela parede gastrintestinal. A absorção de Clozapina não é afetada pela presença de alimentos.O pico de concentração plasmática é atingido em torno de 1 hora e meia após administração oral, sofrendo estabilização após 8 a 10 dias do início da terapia.
Clozapina sofre metabolismo1 de primeira passagem, resultando em biodisponibilidade absoluta de 50% a 60%.
Clozapina é rapidamente distribuída e atravessa a barreira hemato-encefálica2.
O volume de distribuição de Clozapina é de 1,6L/Kg. Clozapina liga-se em 95% às proteínas3 plasmáticas.
A duração do efeito de Clozapina é de 4 a 12 horas. A meia-vida está entre 12 a 16 horas.
Clozapina é excretada pelos rins4 (50%) e pela bile5 (30%), sob a forma metabolizada. Somente traços da droga são encontrados na urina6 e fezes.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
2 Encefálica: Referente a encéfalo.
3 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
4 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
5 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.
6 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.