
COMPOSIÇÃO CORGARD
Cada comprimido de CORGARD contém:
nadolol .................... 4O ou 8O mg
ingredientes inativos .................... celulose microcristalina e estearato de magnésio
- INFORMAÇÃO AO PACIENTE
CORGARD 4O e 8O mg comprimidos devem ser conservados em lugar fresco e protegido do calor e umidade excessivos. O prazo de validade é de 24 meses após a data de fabricação. Não se conhecem os efeitos indesejáveis do uso da medicação após a data de vencimento.
CORGARD 4O ou 80 mg não deve ser utilizado durante a gravidez1, nem em mulheres que estejam amamentando.
. Os pacientes devem ser advertidos para não interromperem ou descontinuarem a terapia com nadolol sem antes consultar o médico. Isto é especialmente importante em pacientes com evidência de insuficiência2 das artérias coronárias3 e angina4 do peito5, onde a retirada da droga deve ser gradativa durante um período de no mínimo 2 semanas.
. Os pacientes devem ser instruídos sobre como proceder no evento de uma dose inadvertidamente perdida : não tomar uma dose dupla, nem tomar a dose que foi perdida se faltarem menos de 8 horas até a próxima dose esquematizada.
. Os pacientes tratados com beta-bloqueadores devem consultar imediatamente seu médico ao primeiro sinal6 ou sintoma7 da eminência de falência cardíaca (p. ex.: dificuldade de respirar, principalmente durante esforço ou quando deitado, tosse à noite, inchaço8 das extremidades, sensação de batimentos lentos do coração9, extremidades frias, sensação de tontura10 e diarréia11).
. Pacientes diabéticos devem estar cientes de que CORGARD pode mascarar sinais12 de hipoglicemia13 ou alterar os níveis sangüíneos de glicose14.
. Pacientes alérgicos a comidas, medicamentos ou a picadas de insetos devem ser instruídos a procurar o médico imediatamente se ocorrer uma reação alérgica15 severa.
. CORGARD 4O e 8O mg podem ser administrados sem guardar relação com as refeições.
. CORGARD 4O e 8O mg são contra-indicados em pacientes asmáticos, com certas arritmias16 cardíacas ou naqueles com insuficiência2 cardíaca manifesta.
. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE17.
INFORMAÇÃO TÉCNICA