FARMACOCINÉTICA CORGARD

Atualizado em 24/05/2016

A absorção de nadolol após administração oral é variável, sendo de aproximadamente 3O%.  Concentrações séricas máximas ocorrem usualmente em 3 a 4 horas após a administração oral da droga. A presença de alimento no trato gastrintestinal não afeta o ritmo ou grau de absorção de nadolol. Aproximadamente 3O% do nadolol presente no soro1 está reversivelmente ligado à proteína plasmática. Em contraste com a maioria dos agentes  beta-bloqueadores adrenérgicos2 existentes, nadolol não é metabolizado e é excretado sob forma inalterada, principalmente pelos rins3.

A meia-vida de doses terapêuticas de nadolol é aproximadamente 2O a 24 horas, permitindo dosagem uma vez ao dia. Pelo fato de que nadolol é excretado predominantemente na urina4, a meia-vida aumenta quando diante de insuficiência renal5. As concentrações séricas no estado de equilíbrio de nadolol são atingidas em 6 a 9 dias, com dose única, em indivíduos com função renal6 normal. Devido à variabilidade na absorção e na diferença de responsividade individual , a dosagem adequada deve ser determinada através de titulação. O nadolol tem baixa lipofilicidade, como indica o coeficiente de partição octanol/água (0,71). A extensão com que o nadolol atravessa a barreira hemato-encefálica7 é limitada.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
2 Adrenérgicos: Que agem sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
3 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
4 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
5 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
6 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
7 Encefálica: Referente a encéfalo.

Tem alguma dúvida sobre FARMACOCINÉTICA CORGARD?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.