REAÇÕES ADVERSAS HYTRIN

Atualizado em 20/07/2016

Reações Adversas Relacionadas com Hipertensão1 (pressão alta): Indisposição (astenia2), visão3 embaçada, vertigem4 (tontura5), sensação de obstrução do nariz6, náusea7, inchaço8 nas pernas, palpitações9 e sonolência foram os únicos sintomas10 mais frequentes em pacientes recebendo cloridrato de terazosina quando comparados com pacientes recebendo placebo11.

As principais reações adversas observadas foram:
Geral:
indisposição, dor nas costas12, dor de cabeça13.
Sistema cardiovascular14: palpitações9, queda da pressão arterial15 quando o paciente se levanta (hipotensão16 postural), perda da consciência ou desmaios, aumento da freqüência do coração17.
Sistema digestivo18: náuseas19
Alterações metabólicas / nutricionais: inchaço8 no corpo, inchaço8 nas pernas e aumento de peso.
Sistema músculo-esquelético: dor nas pernas e nos braços.
Sistema nervoso20: depressão, diminuição da vontade sexual (libido21), nervosismo, tonturas22, dormências, sono excessivo.
Sistema respiratório23: falta de ar, sensação de obstrução do nariz6, sinusite24.
Sentidos especiais: visão3 embaçada.
Sistema urogenital25: dificuldade em ter ereção26.

Relacionadas com Hiperplasia27 prostática benigna (HPB): As seguintes reações adversas foram observadas em pacientes que usaram o cloridrato de terazosina para tratamento de aumento da próstata28 não associada a tumores malignos (hiperplasia27 prostática benigna - HPB), com frequência maior que 5%:

Geral: indisposição, fraqueza, dor de cabeça13.
Sistema cardiovascular14: queda da pressão arterial15 (hipotensão arterial29), palpitações9, queda da pressão arterial15 quando o paciente se levanta (hipotensão16 postural), perda da consciência ou desmaios, aumento da frequência cardíaca.
Sistema digestivo18: náusea7.
Alterações metabólicas / nutricionais: inchaço8 nas pernas, aumento de peso.
Sistema nervoso20: tontura5, diminuição da vontade sexual (libido21), sono excessivo.
Sistema respiratório23: falta de ar, sensação de obstrução no nariz6, rinite30.
Sentidos especiais: visão3 embaçada, visão3 dupla.
Sistema urogenital25: dificuldade em ter ereção26.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
2 Astenia: Sensação de fraqueza, sem perda real da capacidade muscular.
3 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
4 Vertigem: Alucinação de movimento. Pode ser devido à doença do sistema de equilíbrio, reação a drogas, etc.
5 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
6 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
7 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
8 Inchaço: Inchação, edema.
9 Palpitações: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
10 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
11 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
12 Costas:
13 Cabeça:
14 Sistema cardiovascular: O sistema cardiovascular ou sistema circulatório sanguíneo é formado por um circuito fechado de tubos (artérias, veias e capilares) dentro dos quais circula o sangue e por um órgão central, o coração, que atua como bomba. Ele move o sangue através dos vasos sanguíneos e distribui substâncias por todo o organismo.
15 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
16 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
17 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
18 Sistema digestivo: O sistema digestivo ou digestório realiza a digestão, processo que transforma os alimentos em substâncias passíveis de serem absorvidas pelo organismo. Os materiais não absorvidos são eliminados por este sistema. Ele é composto pelo tubo digestivo e por glândulas anexas.
19 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
20 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
21 Libido: Desejo. Procura instintiva do prazer sexual.
22 Tonturas: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
23 Sistema Respiratório: Órgãos e estruturas tubulares e cavernosas, por meio das quais a ventilação pulmonar e as trocas gasosas entre o ar externo e o sangue são realizadas.
24 Sinusite: Infecção aguda ou crônica dos seios paranasais. Podem complicar o curso normal de um resfriado comum, acompanhando-se de febre e dor retro-ocular.
25 Urogenital: Na anatomia geral, é a região relativa aos órgãos genitais e urinários; geniturinário.
26 Ereção: 1. Ato ou efeito de erigir ou erguer. 2. Inauguração, criação. 3. Levantamento ou endurecimento do pênis.
27 Hiperplasia: Aumento do número de células de um tecido. Pode ser conseqüência de um estímulo hormonal fisiológico ou não, anomalias genéticas no tecido de origem, etc.
28 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
29 Hipotensão arterial: Diminuição da pressão arterial abaixo dos valores normais. Estes valores normais são 90 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 50 milímetros de pressão diastólica.
30 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.

Tem alguma dvida sobre REAÇÕES ADVERSAS HYTRIN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.