INFORMAÇÕES AO PACIENTE INTERFERON ALFA-2B HUMANO RECOMBINANTE

Atualizado em 25/05/2016

. O prazo de validade encontra-se impresso no cartucho. Não use este ou outro medicamento com o prazo de validade vencido.

. Conservar o produto em local fresco e seco em temperatura de até 22o C. Caso o produto seja estocado por mais de um mês manter em temperatura refrigerada (4o a 8o C), antes da diluição.

. Deve-se reconstituir o medicamento, antes do uso, misturando-se o líquido da ampola diluente ao pó liófilo do frasco. Essa mistura é retirada, após a reconstituição, com seringa1. A solução diluída é clara e incolor ou ligeiramente amarelada. O material diluído, assim como todo medicamento de uso parenteral, deve ser inspecionado e revisado antes da aplicação, principalmente quanto à descoloração e/ou presença de partículas.

. Uma vez reconstituído, deve ser mantido na geladeira podendo reutilizar a solução em um prazo de 30 dias, sendo que a solução não pode ser congelada.

. Pode ser usado por via intralesional2, subcutânea3 ou intramuscular, sendo que a via de escolha deve ser aquela que o médico prescritor considerar a mais adequada. Caso seu uso seja domiciliar, cabe ao médico maiores esclarecimentos sobre instruções para uso adequado.

. Variar o sítio de aplicação, de maneira a não repetí-lo mais de uma vez a cada mês e meio.

. O Interferon é uma proteína elaborada pelas células4 do organismo, como defesa frente a agressão de agentes externos. Só o médico deve indicar seu emprego, sua dosificação e o tempo de tratamento correto para cada caso específico. Se for necessário, o uso simultâneo de outros medicamentos, seu médico deve ser informado.

. Não interromper o tratamento sem consulta prévia ao seu médico.

. Em caso de gravidez5 ou aleitamento na vigência do tratamento com este medicamento, seu médico deverá ser informado.

. Os pacientes devem ser alertados sobre os benefícios em potencial e sobre os riscos da terapia.

. Caso surjam reações desagradáveis, como alergia6, reações locais, dor muscular, sinal7 e/ou sintoma8 secundário à aplicação, febre9, fadiga10, dor de cabeça11, náusea12, falta de apetite ou diarréia13, informe ao seu médico.

. Os pacientes devem ser alertados quanto à possibilidade de modificações nas suas reações (alteração do alerta): capacidade para dirigir veículos e operar máquinas perigosas.

. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE14.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.
2 Intralesional: Dentro da lesão.
3 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
7 Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida. 2. Som ou gesto que indica algo, indício. 3. Dinheiro que se dá para garantir um contrato.
8 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
9 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
10 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
11 Cabeça:
12 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
13 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
14 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.