INFORMAÇÕES TÉCNICAS NITRADISC

Atualizado em 25/05/2016

DESCRIÇÃO:

                   
NITRADISC incorpora um sistema patenteado de veiculação da droga através de microdiscos e é constituído de um polímero sólido impregnado de nitroglicerina unido a uma bandagem adesiva, flexível e não sensibilizante. Destina-se à aplicação tópica. NITRADISC promove uma liberação constante e controlada da droga sobre uma superfície uniforme da pele1 por 24 horas. NITRADISC é encontrado em duas concentrações: 5 mg (que contém 16 mg de nitroglicerina e libera 5 mg da droga num período de 24 horas) e 10 mg (que contém 32 mg de nitroglicerina e libera 10 mg da droga num período de 24 horas).


AÇÕES:

                   
Quando NITRADISC é aplicado sobre a pele1, a nitroglicerina é absorvida continuamente através da mesma para a circulação2 sistêmica.
A droga ativa atinge, então, os órgãos-alvo (coração3 e vasculatura periférica) antes de ser inativada pelo fígado4. A nitroglicerina é relaxante da musculatura lisa com efeitos vasculares5 predominantemente manifestos por dilatação e represamento venosos. O maior efeito benéfico da nitroglicerina, na angina6 pectoris, se deve a uma redução no consumo de oxigênio pelo miocárdio7, secundário a um relaxamento da musculatura lisa vascular8 e consequente redução da pré e pós-carga cardíacas.
Existe também um efeito direto da nitroglicerina sobre os vasos coronarianos.
Em estudos clínicos realizados com voluntários normais, a absorção percutânea da nitroglicerina do NITRADISC ocorreu de forma contínua e bem controlada sendo que os níveis plasmáticos foram atingidos em aproximadamente uma hora após a aplicação do disco e se mantiveram constantes por 24 horas. Os níveis plasmáticos de nitroglicerina ainda permaneceram detectáveis após 30 minutos da remoção do sistema. A absorção sofre variações individuais.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
3 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
4 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
5 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
6 Angina: Inflamação dos elementos linfáticos da garganta (amígdalas, úvula). Também é um termo utilizado para se referir à sensação opressiva que decorre da isquemia (falta de oxigênio) do músculo cardíaco (angina do peito).
7 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
8 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.