CONDUTA NA SUPERDOSAGEM NITRADISC

Atualizado em 25/05/2016

                   Hipotensão1, aumento da frequência cardíaca, desmaios, tonturas2, náuseas3 e vômitos4 são sintomas5 atribuíveis aos efeitos farmacológicos da nitroglicerina mas podem ser sintomas5 de excesso de dosagem. Se estes sintomas5 persistirem, a dose do NITRADISC deve ser reduzida ou o uso do produto descontinuado. Em casos severos recomenda-se a tomada de medidas terapêuticas para facilitar o retorno venoso6, além da monitorização clínica e hemodinâmica7 habitual.


INSTRUÇÕES PARA USO (COM ILUSTRAÇÃO)

                   
1. Retirar a cobertura aluminizada protetora que cobre o disco.

2. Aplicar NITRADISC em uma região cutânea8 desprovida de pelos, sobre o tórax9 ou na parte interna da região superior do braço.

3. Alternar o local de aplicações para evitar irritação da pele10.

4. Caso NITRADISC se desprenda ou caia, um novo disco deverá ser aplicado.

5. Aplicar um novo NITRADISC a cada 24 horas.

NITRADISC 05

NITRADISC 10


VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
2 Tonturas: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
3 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
4 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Retorno venoso: Quantidade de sangue que chega ao coração por minuto. Somos capazes de manter o débito cardíaco se, proporcionalmente, tivermos retorno venoso adequado. Ele só é possível devido à contração dos músculos esqueléticos que ajudam a comprimir as veias impulsionando o sangue e devido às válvulas existentes nas paredes das veias que impedem o refluxo do sangue. Outro mecanismo que favorece o retorno venoso é a respiração. Durante a inspiração, pela contração da musculatura inspiratória, faz-se um “vácuo†dentro da cavidade torácica, favorecendo o retorno venoso.
7 Hemodinâmica: Ramo da fisiologia que estuda as leis reguladoras da circulação do sangue nos vasos sanguíneos tais como velocidade, pressão etc.
8 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
9 Tórax: Parte superior do tronco entre o PESCOÇO e o ABDOME; contém os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. (Tradução livre do original Sinônimos: Peito; Caixa Torácica
10 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.