PRECAUÇÕES NITRADISC

Atualizado em 25/05/2016

                   EM PACIENTES COM INFARTO1 AGUDO2 DO MIOCÁRDIO3 OU INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA4, NITRADISC DEVE SER UTILIZADO SOB CUIDADOSA MONITORIZAÇÃO CLÍNICA E/OU HEMODINÂMICA5.

DEVIDO AO POTENCIAL EFEITO DE DEPENDÊNCIA AOS NITRATOS, O TRATAMENTO DE PACIENTES ANGINOSOS COM NITRADISC NÃO DEVE SER DESCONTINUADO ABRUPTAMENTE. TANTO A DOSAGEM QUANTO A FREQUÊNCIA DA APLICAÇÃO DEVEM SER REDUZIDAS GRADATIVAMENTE NUM PERÍODO DE 4 A 6 SEMANAS PARA PREVENIR EVENTUAIS REAÇÕES DE PRIVAÇÃO APÓS SUA RETIRADA.

NITRADISC NÃO SE DESTINA AO ALÍVIO IMEDIATO DAS CRISES ANGINOSAS. PARA ESTE FIM, O USO OCASIONAL DE PREPARAÇÕES SUB-LINGUAIS PODERÁ SER NECESSÁRIO. COM O USO PROLONGADO DOS NITRATOS PODE HAVER DESENVOLVIMENTO DE TOLERÂNCIA.

SINTOMAS6 DE HIPOTENSÃO7 COMO DESMAIOS, FRAQUEZA, TONTURA8 OU HIPOTENSÃO7 ORTOSTÁTICA PODEM SER DEVIDOS AO EXCESSO DE DOSAGEM. NESTE CASO, A DOSE DEVE SER DIMINUÍDA OU O USO DO PRODUTO DESCONTINUADO.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infarto: Morte de um tecido por irrigação sangüínea insuficiente. O exemplo mais conhecido é o infarto do miocárdio, no qual se produz a obstrução das artérias coronárias com conseqüente lesão irreversível do músculo cardíaco.
2 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
3 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
4 Insuficiência Cardíaca Congestiva: É uma incapacidade do coração para efetuar as suas funções de forma adequada como conseqüência de enfermidades do próprio coração ou de outros órgãos. O músculo cardíaco vai diminuindo sua força para bombear o sangue para todo o organismo.
5 Hemodinâmica: Ramo da fisiologia que estuda as leis reguladoras da circulação do sangue nos vasos sanguíneos tais como velocidade, pressão etc.
6 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
7 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
8 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.