INFORMAÇÕES AO PACIENTE LESCOL

Atualizado em 25/05/2016

   LESCOL apresenta como substância ativa a fluvastatina, que pertence à classe das estatinas. A fluvastatina é responsável pela redução do colesterol1 sanguíneo, através do bloqueio de uma enzima2 envolvida na produção do mesmo. LESCOL também promove uma diminuição na progressão da aterosclerose3 coronária.

(O medicamento deve ser conservado em temperatura abaixo de 25 0 C, protegido da luz e da   umidade.)  Verifique o prazo de validade na embalagem externa do produto. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.

LESCOL é contra-indicado durante a gravidez4, em mães que amamentam e em mulheres com potencial para engravidar e que não estejam utilizando métodos anticoncepcionais adequados. Informe seu médico a ocorrência de gravidez4 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Antes de iniciar o tratamento, seu médico indicará uma dieta para redução do colesterol1. Você deve continuar com esta dieta durante o tratamento com LESCOL.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

LESCOL pode ser administrado com ou após a refeição, inteiro, com um pouco de água. Se você se esquecer de tomar uma cápsula, tome assim que lembrar, a não ser que falte menos de 4 horas para a próxima dose. Neste caso, tome apenas a próxima dose no horário usual.

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

LESCOL geralmente é bem tolerado. Os eventos adversos são geralmente leves e transitórios e consistem principalmente de sintomas5 gastrintestinais. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja utilizando, antes do início ou durante o tratamento, pois pode ocorrer interação entre determinados medicamentos e LESCOL, o que requer cautela no uso.

LESCOL é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida à fluvastatina ou a quaisquer dos componentes de LESCOL, em pacientes com doenças hepáticas6, durante a gravidez4, em mães que amamentam e em mulheres que têm potencial para engravidar e que não estejam utilizando métodos anticoncepcionais adequados.

NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE7.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
2 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
3 Aterosclerose: Tipo de arteriosclerose caracterizado pela formação de placas de ateroma sobre a parede das artérias.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.