INTERAÇÕES LESCOL

Atualizado em 25/05/2016

    Alimento  - não houve diferenças aparentes nos efeitos redutores de lípides quando LESCOL foi administrado com a refeição vespertina ou 4 horas após a mesma.

Sequestrantes dos ácidos biliares  - a administração de LESCOL 4 horas após a colestiramina resulta em efeito aditivo clinicamente significante comparado com o obtido com um dos fármacos isoladamente. LESCOL deve ser administrado pelo menos 4 horas após a resina (por exemplo, a colestiramina) para evitar uma interação significante causada pela ligação do fármaco1 com a resina.

Medicamentos imunossupressores - (inclusive ciclosporina), gemfibrozil, ácido nicotínico, eritromicina  - Em estudos clínicos, LESCOL tem sido administrado de maneira segura com ácido nicotínico, gemfibrozil, bezafibrato e ciclosporina (veja "Precauções": Sistema músculo-esquelético).

Antipirina  - a administração de LESCOL não influi no metabolismo2 e excreção da antipirina. Como a antipirina é um modelo de fármaco1 metabolizado pelos sistemas enzimáticos hepáticos microssomais, não se esperam interações com outros fármacos metabolizados por esses sistemas.

Ácido nicotínico/propranolol -  a administração concomitante de LESCOL com ácido nicotínico ou propranolol não tem efeito sobre a biodisponibilidade de LESCOL.

Digoxina -  a administração concomitante de LESCOL com digoxina não tem efeito sobre as concentrações plasmáticas da digoxina.

Cimetidina/ranitidina/omeprazol  - a administração simultânea de LESCOL com cimetidina, ranitidina ou omeprazol resulta em aumento da biodisponibilidade de LESCOL que, entretanto, não apresenta importância clínica.

Rifampicina  - a administração de LESCOL a indivíduos pré-tratados com rifampicina resultou em redução da biodisponibilidade de LESCOL em cerca de 50%.

Warfarina/ácido salicílico/gliburida  - estudos de ligação a proteínas3  in vitro  demonstraram não haver interação em concentrações terapêuticas.

Derivados da Cumarina  - em voluntários sadios, o uso de LESCOL e warfarina (dose única) não influenciou adversamente os níveis plasmáticos e o tempo de protrombina4, comparados à warfarina isolada. No entanto, sangramento e/ou tempo de protrombina4 elevado foram registrados muito raramente em pacientes que recebiam LESCOL e derivados de cumarina concomitantemente.

Outras terapias simultâneas
 - nos estudos clínicos em que LESCOL foi usado simultâneamente com inibidores da enzima5 conversora de angiotensina (ECA), betabloquadores, bloqueadores dos canais de cálcio, sulfoniluréias6 orais, ácido salicílico, bloquedores H 2  ou medicamentos antiinflamatórios não esteróides (AINEs), não ocorreram interações adversas clinicamente significantes.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
4 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.
5 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
6 Sulfoniluréias: Classe de medicamentos orais para tratar o diabetes tipo 2 que reduz a glicemia por ajudar o pâncreas a fabricar mais insulina e o organismo a usar melhor a insulina produzida.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.