DOSE E ADMINISTRAÇÃO CELLCEPT

Atualizado em 25/05/2016

Dosagem para profilaxia da rejeição: A dose inicial de CELLCEPT® deve ser administrada por via oral dentro de 72 horas após o transplante. A dose de 1,0 g administrada duas vezes ao dia (dose diária de 2 g) é recomendada a pacientes submetidos ao transplante renal1. Apesar da dose de 1,5 g duas vezes ao dia (dosa diária de 3 g) ter sido usada em estudos clínicos a ter-se mostrado efetiva e segura, não se pode estabelecer vantagem em termos de eficácia. Pacientes recebendo 2 g por dia de CELLCEPT® demostraram um perfil de segurança geral melhor do que os pacientes que receberam 3 g por dia de CELLCEPT®. CELLCEPT® deve ser usado concomitantemente com ciclosporina e corticosteróides. Dosagem para tratamento de rejeição refratária: A dose de 1,5 g administrada 2 vezes ao dia (dose diária de 3 g) foi usada em estudos clínicos para o tratamento inicial da rejeição refratária e como dose de manutenção. Portanto recomenda-se que se usam 3 g por dia para esses pacientes. CELLCEPT® deve ser usado concomitantemente com ciclosporina e corticosteróides. Instruções espaciais de dosagem: Se houver desenvolvimento de neutropenia2 (contagem absoluta de neutrófilos3 < 1,3x 103/ml),o tratamento com CELLCEPT® deve ser interrompido ou a dose, reduzida. Disfunção renal1 severa: Em pacientes com disfunção renal1 crônica e severa (velocidade de filtração glomerular <25 ml/min/1,73 m2 , fora do período imediatamente após o transplante, doses maiores que 1 g administradas duas vezes ao dia devem ser evitadas. Esses pacientes devem também ser cuidadosamente observados. Não se faz necessário ajuste de dose em pacientes com retardo de funcionamento do órgão transplantado. Crianças: Não se conhecem a segurança e a eficácia do uso em pacientes pediátricos. Dados farmacocinéticos muito limitados são disponíveis para transplantes em pacientes pediátricos.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
2 Neutropenia: Queda no número de neutrófilos no sangue abaixo de 1000 por milímetro cúbico. Esta é a cifra considerada mínima para manter um sistema imunológico funcionando adequadamente contra os agentes infecciosos mais freqüentes. Quando uma pessoa neutropênica apresenta febre, constitui-se uma situação de “emergência infecciosa”.
3 Neutrófilos: Leucócitos granulares que apresentam um núcleo composto de três a cinco lóbulos conectados por filamenos delgados de cromatina. O citoplasma contém grânulos finos e inconspícuos que coram-se com corantes neutros.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.