GRAVIDEZ E LACTANTES CELLCEPT

Atualizado em 25/05/2016

Efeitos adversos no desenvolvimento fetal (incluindo má-formação) ocorreram quando ratos e coelhos foram tratados durante a organogênese. Apesar de não existirem estudos adequados e bem-controlados, CELLCEPT® deve ser usado em mulheres grávidas somente se os benefícios superarem o risco potencial para o feto1. Não se recomenda iniciar a terapia com CELLCEPT® até que se obtenha confirmação de teste negativo de gravidez2. Caso ocorra gravidez2 durante o tratamento, o médico deve ser imediatamente consultado. Contracepção3 efetiva deve ser realizada antes do início do tratamento com CELLCEPT®, durante o tratamento e até 6 semanas após o término do uso de CELLCEPT®. Embora os resultados de um estudo de interação com anticoncepcional oral sugiram ausência de interação farmacocinética evidente, os resultados não permitem excluir a possibilidade de alterações na farmacocinética do anticoncepcional oral em condições de uso prolongado de CELLCEPT®, podendo afetar possivelmente a eficácia do anticoncepcional (ver Interações). Estudos em ratos demonstraram que o micofenolato mofetil pode ser excretado pelo leite. Desconhece-se a eliminação de CELLCEPT® no leite humano. Visto que muitas drogas são excretadas no leite humano, e devido ao sério potencial de reação adversa pelo micofenolato mofetil em crianças na fase de amamentação4, deve-se decidir pela descontinuação da amamentação4 ou da medicação, levando-se em consideração a importância da droga para a mãe.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Contracepção: Qualquer processo que evite a fertilização do óvulo ou a implantação do ovo. Os métodos de contracepção podem ser classificados de acordo com o seu objetivo em barreiras mecânicas ou químicas, impeditivas de nidação e contracepção hormonal.
4 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.

Tem alguma dúvida sobre GRAVIDEZ E LACTANTES CELLCEPT?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.