POSOLOGIA XYLOCAINA SPRAY 10%

Atualizado em 25/05/2016

Como para qualquer anestésico local, as reações e complicações são evitadas utilizando-se a menor dose eficaz.

XYLOCAÍNA Spray é destinada ao uso em mucosas1 e proporciona eficaz anestesia2 de superfície, o qual dura aproximadamente 10-15 minutos. A anestesia2 geralmente ocorre dentro de 1-3 minutos dependendo da área de aplicação.

Como qualquer anestésico local, a segurança e a eficácia da lidocaína dependem da dose apropriada, da técnica correta, precauções adequadas e facilidade para emergências.


Cada nebulização3 libera 10 mg de lidocaína base.


As seguintes recomendações de dose devem ser consideradas como um guia. A experiência do clínico e conhecimento do estado físico do paciente são importantes para calcular a dose necessária. Nos pacientes idosos, pacientes debilitados e nas crianças, deve-se adequar as doses de acordo com a idade, peso e condição física.


Não se deve fazer mais de 20 nebulizações em qualquer adulto para se alcançar a anestesia2 desejada.

Dose recomendada para adultos

Para pequenos procedimentos o medicamento deve ser administrado por não menos que 1 minuto.

Para grandes procedimentos, a duração da aplicação é de não mais que 5 minutos.


Uma vez que a absorção é variável e especialmente alta na traquéia4 e nos brônquios5, a dose máxima recomendada varia dependendo da área de aplicação (ver itens Características Farmacológicas e Reações Adversas a Medicamentos).

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
2 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
3 Nebulização: Método utilizado para administração de fármacos ou fluidificação de secreções respiratórias. Utiliza um mecanismo vaporizador através do qual se favorece a penetração de água ou medicamentos na atmosfera bronquial.
4 Traquéia: Tubo cartilaginoso e membranoso que desce a partir da laringe e ramifica-se em brônquios direito e esquerdo.
5 Brônquios: A maior passagem que leva ar aos pulmões originando-se na bifurcação terminal da traquéia. Sinônimos: Bronquíolos

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.