DESCRIÇÃO UFT

Atualizado em 28/05/2016

UFT é um agente antineoplásico do tipo antimetabólito, que contém tegafur (fitorafur) e uracila na proporção de 1:4 molar. Tegafur é um agente antineoplásico que foi sintetizado pela primeira vez em 1966. Tegafur é um pró-fármaco1 da 5-fluoruracila (5-FU), cuja conversão ocorre gradualmente in vivo. Uracila, um constituinte dos ácidos nucléicos, não têm atividade farmacológica isolada, entretanto, estudos pré-clinicos revelam que a combinação de tegafur com uracila na razão de 1:4 molar inibe o catabolismo2 da 5-FU e seletivamente aumenta os níveis deste composto no tumor3, aumentando, deste modo sua eficácia. Modelos animais e avaliações em pacientes confirmam que esta razão molar é considerada ótima havendo uma maior manutenção da alta concentração intratumoral de 5-FU.

Propriedades físico-químicas dos princípios ativos

Tegafur é um pó cristalino4 branco, cujo nome químico é 2,4 (1H, 3H) pirimidinadiona, 5-fluor-1(tetraidro-2-furanil)-uracila. Sua fórmula molecular é C8H9FN2O3 e seu peso molecular, 200,17.Uracila é um pó cristalino4 branco, cujo nome químico é 2,4 (1H, 3H) pirimidinadiona. Sua forma molecular é C4H4N2O2 , com peso molecular de 112,09.


          Tegafur        

         

         Uracila


Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
2 Catabolismo: Parte do metabolismo que se refere à assimilação ou processamento da matéria adquirida para fins de obtenção de energia. Diz respeito às vias de degradação, ou seja, de quebra das substâncias. Parte sempre de moléculas grandes, que contêm quantidades importantes de energia (glicose, triclicerídeos, etc). Estas substâncias são transformadas de modo a que restem, no final, moléculas pequenas, pobres em energia ( H2O, CO2, NH3 ), aproveitando o organismo a libertação de energia resultante deste processo. É o contrário de anabolismo.
3 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
4 Cristalino: 1. Lente gelatinosa, elástica e convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A distância focal do cristalino é modificada pelo movimento dos músculos ciliares, permitindo ajustar a visão para objetos próximos ou distantes. Isso se chama de acomodação do olho à distância do objeto. 2. Diz-se do grupo de cristais cujos eixos cristalográficos são iguais nas suas relações angulares gerais constantes 3. Diz-se de rocha constituída quase que totalmente por cristais ou fragmentos de cristais 4. Diz-se do que permite que passem os raios de luz e em consequência que se veja através dele; transparente. 5. Límpido, claro como o cristal.

Tem alguma dvida sobre DESCRIÇÃO UFT?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.