POSOLOGIA DAUNOCIN

Atualizado em 28/05/2016
Peculiaridades no uso de agentes antineoplásicos devem ser consideradas; várias normas sobre o tema têm sido publicadas, porém não há um consenso sobre os procedimentos.
Daunocin deve ser administrado exclusivamente por via intravenosa. Daunocin é extremamente irritante aos tecidos. Deve-se evitar o extravasamento da droga durante a aplicação, devido ao risco de necrose1.
A dose de Daunocin deve ser baseada na resposta clínica e hematológica e na tolerância do paciente, e no uso ou não de outro quimioterápico ou radiação, visando obter os melhores benefícios terapêuticos com o mínimo de efeitos adversos.
A dose de Daunocin para adultos geralmente varia de 30 a 60mg/m2, diariamente, por 3 a 5 dias. A dose de Daunocin, como agente único em adultos, é de 60mg/m2, administrada por 3 dias e repetida em intervalos de 3 a 4 semanas. Em terapia combinada2, a dose para adultos com menos de 60 anos deve ser de 45mg/m2; em adultos com 60 anos ou mais, de 30mg/m2, administrada diariamente, por 3 dias, no primeiro ciclo, e em 2 dias nos ciclos seguintes.
Em crianças, a dose usual varia entre 25 a 45mg/m2, com a freqüência dependendo da terapia usada. Em crianças menores que 2 anos ou com área de superfície corpórea menor que 0,5m2, a dose deve ser calculada considerando a relação peso corpóreo/área de superfície corpórea.
A dose total de Daunocin não deve exceder 500 a 600mg/m2, em adultos, devido ao risco cumulativo de cardiotoxicidade. Tanto em adultos como em crianças, a dose total de Daunocin a ser administrada deve considerar prévia ou concomitante terapia com agentes potencialmente cardiotóxicos ou drogas relacionadas, tais como a doxorrubicina. Em pacientes que receberam radiação na região cardíaca, ICC pode ocorrer com dose cumulativa menor; nesses pacientes a dose total não deve ultrapassar o valor de 400 a 450mg/m2.
Pacientes com concentração sérica de bilirrubina3 entre 1, 2 e 3mg/dL devem receber 75‰ da dose recomendada, e aqueles com concentração de creatinina4 maior que 3mg/dL, associados ou não a comprometimento hepático, devem receber 50‰ da dose.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.
2 Terapia combinada: Uso de medicações diferentes ao mesmo tempo (agentes hipoglicemiantes orais ou um agente hipoglicemiante oral e insulina, por exemplo) para administrar os níveis de glicose sangüínea em pessoas com diabetes tipo 2.
3 Bilirrubina: Pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina. Quando aumenta no sangue, acima de seus valores normais, pode produzir uma coloração amarelada da pele e mucosas, denominada icterícia. Pode estar aumentado no sangue devido a aumento da produção do mesmo (excesso de degradação de hemoglobina) ou por dificuldade de escoamento normal (por exemplo, cálculos biliares, hepatite).
4 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.

Tem alguma dúvida sobre POSOLOGIA DAUNOCIN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.