ADMINISTRAÇÃO DAUNOCIN

Atualizado em 28/05/2016
Utilizar proteção para as mãos1 para abrir as ampolas e frascos-ampolas.Devem ser observados os cuidados de assepsia2 durante toda a manipulação do medicamento até o término da injeção3.
Daunocin deve ser reconstituído em 4mL de Água para Injeções, diluente que acompanha o produto. O frasco-ampola deve ser agitado até completa dissolução. A solução resultante contém 5mg de Daunorrubicina por mL.
A dose desejada da solução reconstituída deve ser transferida para uma seringa4 contendo 10 a 15mL de Soro5 Fisiológico6 0,9‰ e depois injetada durante 2 a 3 minutos no tubo de uma infusão intravenosa de Soro5 Fisiológico6 0,9‰ ou Dextrose7 5‰.
Locais como veias8 pequenas, extremidades edematosas e áreas próximas à articulações9 e tendões10, devem ser evitadas para a aplicação da injeção3. Durante a administração, o local de aplicação e áreas adjacentes devem ser observados, verificando a ocorrência de infiltração e irritação nervosa. O paciente deve ser orientado a relatar imediatamente qualquer sensação de ardor11 ou "queimação". Caso isso ocorra, a infusão deve ser interrompida e reiniciada em outro local, preferencialmente em outra extremidade.
Logo a seguir da aplicação de Daunocin, administram-se 100 a 250mL de Soro5 Fisiológico6 0,9‰, por via intravenosa, pelo tubo de borracha do líquido de infusão.
Não misturar Daunocin a outros medicamentos na mesma seringa4.
Uso exclusivamente intravenoso.
Deve-se cuidar para que não ocorra extravasamento de líquido durante a aplicação, devido ao risco de necrose12.
Não usar o medicamento se o prazo de validade estiver vencido.
Conservar o produto em sua embalagem original, em temperatura entre 15 ºC a 25 ºC, ao abrigo da luz, calor e umidade excessiva.
A solução reconstituída permanece estável por 24 horas em temperatura ambiente e 48 horas sob refrigeração entre 2 ºC a 8 ºC.
A solução reconstituída deve ser protegida da luz.
Soluções que apresentarem decomposição não devem ser utilizadas. A decomposição é evidenciada pela mudança de cor, que passa de vermelho para lilás.
Qualquer porção não utilizada da solução reconstituída deve ser descartada.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
2 Assepsia: É o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de micro-organismos em um ambiente que logicamente não os tem. Logo um ambiente asséptico é aquele que está livre de infecção.
3 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
4 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.
5 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
6 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
7 Dextrose: Também chamada de glicose. Açúcar encontrado no sangue que serve como principal fonte de energia do organismo.
8 Veias: Vasos sangüíneos que levam o sangue ao coração.
9 Articulações:
10 Tendões: Tecidos fibrosos pelos quais um músculo se prende a um osso.
11 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
12 Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.

Tem alguma dvida sobre ADMINISTRAÇÃO DAUNOCIN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.