INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS MERONEM IV

Atualizado em 28/05/2016


A probenecida compete com meropeném pela secreção tubular ativa e, então, inibe a excreção renal1 do meropeném, provocando aumento da meia-vida de eliminação e da sua concentração plasmática. Uma vez que a potência e a duração da ação de meropeném dosado sem a probenecida são adequadas, não se recomenda a co-administração de MERONEM IV e probenecida. O efeito potencial de MERONEM IV sobre a ligação de outros fármacos às proteínas2 plasmáticas ou sobre o metabolismo3 não foi estudado. No entanto, a ligação às proteínas2 é tão baixa que não se espera que haja interação com outros fármacos, considerando-se este mecanismo.


MERONEM IV foi administrado concomitantemente com muitos outros medicamentos sem interações adversas aparentes. MERONEM IV pode reduzir os níveis séricos de ácido valpróico. Alguns pacientes podem apresentar níveis subterapêuticos. Entretanto, não foram conduzidos estudos de interação com fármacos específicos, além do estudo com a probenecida.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.