RECONSTITUIÇÃO, COMPATIBILIDADE E ESTABILIDADE MERONEM IV

Atualizado em 28/05/2016

Preparação de MERONEM IV:

Injeção1 intravenosa em bolus2: MERONEM IV deve ser reconstituído em água estéril para injeção1 (10 ml para cada 500 mg), conforme tabela abaixo. Essa reconstituição fornece uma solução de concentração final de aproximadamente 50 mg/ml. As soluções reconstituídas são claras ou amarelo-pálidas.

Para infusão intravenosa, os frascos-ampolas de MERONEM IV podem ser diretamente reconstituídos com um fluido de infusão compatível e, posteriormente, esta diluição pode ser adicionada a outra solução, também compatível, para infusão conforme necessário e, deverão ser utilizadas logo após o preparo.


Entretanto, as soluções reconstituídas de MERONEM IV mantêm potência satisfatória em temperatura de 15ºC a 25oC ou sob refrigeração (4oC), como está listado na tabela “Estabilidade de MERONEM IV Reconstituído”, a seguir.

Deve-se agitar a solução reconstituída antes do uso.

MERONEM IV não deve ser misturado ou adicionado a soluções que contenham outros fármacos.


As soluções de MERONEM IV não devem ser congeladas.



Preparação de MERONEM IV Sistema Fechado:

MERONEM IV Sistema Fechado deve ser diluído na solução de cloreto de sódio 0,9% contida na bolsa flexível Baxter, somente para aplicação por infusão intravenosa, conforme descrito a seguir:



Montagem do Sistema Fechado:

Para abrir

Segurar a sobrebolsa com ambas as mãos3, rasgando-a no sentido do picote, de cima para baixo, e retirar a bolsa contendo solução. Pode ser observada alguma opacidade do plástico devido à absorção de umidade durante o processo de esterilização. Isto é normal e não afeta a qualidade ou segurança da solução. A opacidade irá diminuir gradualmente. Verificar se existem vazamentos mínimos, comprimindo a bolsa com firmeza. Se for observado vazamento de solução, descartar a bolsa, pois a sua esterilidade4 pode estar comprometida;


Nota: Após a abertura da sobrebolsa, a solução deverá ser utilizada em 15 dias.



Montagem

1. Remova o lacre do frasco-ampola de MERONEM IV que contém o pó para solução injetável; Desinfete a tampa;

2. Puxe o selo laminado do adaptador da bolsa flexível Baxter. Verifique o adaptador. Se estiver úmido, descarte a bolsa;


3. Posicione o frasco-ampola perpendicularmente ao adaptador. Segure-o firmemente. Abaixe o adaptador até que ele encaixe na tampa do frasco-ampola. NÃO TORÇA. Puxe o frasco-ampola para assegurar-se de que esteja completamente encaixado.


Reconstituição do pó para solução injetável

4. Antes de quebrar o lacre, pressione a bolsa e certifique-se de que não há vazão de líquido para o frasco-ampola. Utilize somente se o frasco estiver seco. Quebre o lacre, curvando-o para cima e para baixo.


5. Segure a bolsa com o frasco-ampola para baixo. Pressione a bolsa até que o frasco-ampola esteja com 50% da sua capacidade preenchida com a solução. Agite para reconstituir a droga na solução.


6. Inverta a posição da bolsa. Aperte a bolsa para forçar a entrada do ar para dentro do frasco-ampola. Libere para drenar a droga reconstituída do frasco-ampola. Repita as etapas 5 e 6 até que o frasco-ampola esteja vazio e a solução da droga esteja completamente reconstituída.

Assegure-se de que a droga esteja completamente dissolvida. NÃO REMOVA O FRASCO-AMPOLA. A solução resultante de MERONEM IV Sistema Fechado 500 mg e 1g contida na bolsa terá concentração de

Assegurar-se que o pó foi completamente dissolvido. Não remover o frasco-ampola do sistema.


Preparo para administração

1. Suspender a bolsa pela alça de sustentação.


2. Remover o protetor plástico do tubo de saída da solução no fundo da bolsa.


3. Conectar o equipo de infusão de solução. Consultar o folheto de instruções que acompanha

o equipo.


4. Administrar o produto por um período de aproximadamente 30 minutos.

Após a reconstituição com a solução de cloreto de sódio 0,9% contida na bolsa flexível Baxter, MERONEM IV Sistema Fechado é estável conforme tabela de “Estabilidade de MERONEM IV Reconstituído” a seguir.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
2 Bolus: Uma quantidade extra de insulina usada para reduzir um aumento inesperado da glicemia, freqüentemente relacionada a uma refeição rápida.
3 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
4 Esterilidade: Incapacidade para conceber (ficar grávida) por meios naturais. Suas causas podem ser masculinas, femininas ou do casal.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.