PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS NORELBIN

Atualizado em 28/05/2016

O TRATAMENTO COM NORELBIN DEVE SER EFETUADO SOB CONTROLE HEMATOLÓGICO RIGOROSO (DETERMINAÇÃO DA TAXA DE HEMOGLOBINA1, DO NÚMERO DE LEUCÓCITOS2 E GRANULÓCITOS3 ANTES DE CADA NOVA ADMINISTRAÇÃO). EM CASO DE GRANULOPENIA (<2000/MM3), DEVE-SE ADIAR A INJEÇÃO4 ATÉ A NORMALIZAÇÃO E ACOMPANHAR O PACIENTE CUIDADOSAMENTE.
EVITAR QUALQUER CONTAMINAÇÃO ACIDENTAL DOS OLHOS5, POIS HÁ RISCO DE GRAVE IRRITAÇÃO E ATÉ MESMO ULCERAÇÃO6 DA CÓRNEA7 SE O PRODUTO FOR PROJETADO SOB PRESSÃO. EM CASO DE CONTATO ACIDENTAL COM OS OLHOS5, DEVE-SE LAVÁ-LOS IMEDIATA E ABUNDANTEMENTE COM ÁGUA OU SOLUÇÃO FISIOLÓGICA8.
NORELBIN NÃO DEVE SER ADMINISTRADO CONCOMITANTEMENTE À RADIOTERAPIA9 CUJOS CAMPOS INCLUAM O FÍGADO10.
NORELBIN DEVE SER ADMINISTRADO EXCLUSIVAMENTE POR VIA INTRAVENOSA. É EXTREMAMENTE IMPORTANTE ASSEGURAR-SE QUE A AGULHA FOI CORRETAMENTE INTRODUZIDA NA VEIA ANTES DE COMEÇAR A INJEÇÃO4 DE DITARTARATO DE VINORELBINA. SE HOUVER EXTRAVASAMENTO DE DITARTARATO DE VINORELBINA NO TECIDO11 ADJACENTE À VEIA, ELE PODE PROVOCAR CONSIDERÁVEL IRRITAÇÃO.
NESTE CASO, É CONVENIENTE INTERROMPER A INJEÇÃO4 E ADMINISTRAR O RESTANTE DA DOSE EM OUTRA VEIA.
NORELBIN NÃO DEVE SER ADMINISTRADO CONCOMITANTEMENTE À RADIOTERAPIA9 CUJOS CAMPOS INCLUAM O FÍGADO10.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
2 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas
3 Granulócitos: Leucócitos que apresentam muitos grânulos no citoplasma. São divididos em três grupos, conforme as características (neutrofílicas, eosinofílicas e basofílicas) de coloração destes grânulos. São granulócitos maduros os NEUTRÓFILOS, EOSINÓFILOS e BASÓFILOS.
4 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
5 Olhos:
6 Ulceração: 1. Processo patológico de formação de uma úlcera. 2. A úlcera ou um grupo de úlceras.
7 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
8 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
9 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
10 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
11 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.

Tem alguma dúvida sobre PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS NORELBIN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.