REAÇÕES ADVERSAS NORELBIN

Atualizado em 28/05/2016

 - SISTEMA HEMATOPOIÉTICO1: A TOXICIDADE2 LIMITANTE É A GRANULOCITOPENIA; A ANEMIA3 É FREQÜENTE, MAS DE INTENSIDADE MODERADA;  - SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO4: ABOLIÇÃO DOS REFLEXOS OSTEOTENDINOSOS E PARESTESIAS5 SÃO POUCO FREQÜENTES; APÓS TRATAMENTO PROLONGADO, PODE-SE OBSERVAR FATIGABILIDADE DOS MEMBROS;
- SISTEMA NERVOSO6 VEGETATIVO: A MANIFESTAÇÃO PRINCIPAL É A PARESIA7 INTESTINAL COM CONSEQÜENTE CONSTIPAÇÃO8; RAROS CASOS DE ÍLEO9 PARAL ÍTICO FORAM OBSERVADOS;
- SISTEMA DIGESTÓRIO10: CONSTIPA ÇÃO; NÁUSEAS11 E VÔMITOS12 (COM INCIDÊNCIA13 RELATIVAMENTE BAIXA);
- SISTEMA RESPIRATÓRIO14: DISPNÉIA15, BRONCO-ESPASMO16 (ESTAS REAÇÕES PODEM OCORRER MINUTOS DEPOIS DA ADMINISTRAÇÃO OU VÁRIAS HORAS DEPOIS);
- OUTRAS:
- ALOPÉCIA17 (MODERADA E PROGRESSIVA);
- DOR NA MANDÍBULA18;
- REAÇÕES NO LOCAL DA INJEÇÃO19, QUE PODEM CHEGAR À NECROSE20, NO CASO DE OCORRER EXTRAVASAMENTO DO PRODUTO DURANTE A ADMINISTRAÇÃO.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sistema Hematopoiético: Sistema do corpo composto primariamente pela medulla óssea, baço, lifonodos (gânglios linfáticos) e tonsilas, envolvido na produção do sangue.
2 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
3 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
4 Sistema Nervoso Periférico: Sistema nervoso localizado fora do cérebro e medula espinhal. O sistema nervoso periférico compreende as divisões somática e autônoma. O sistema nervoso autônomo inclui as subdivisões entérica, parassimpática e simpática. O sistema nervoso somático inclui os nervos cranianos e espinhais e seus gânglios e receptores sensitivos periféricos. Vias Neurais;
5 Parestesias: São sensações cutâneas subjetivas (ex.: frio, calor, formigamento, pressão, etc.) que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação.
6 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
7 Paresia: Diminuição da força em um ou mais grupos musculares. É um grau menor de paralisia.
8 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
9 Íleo: A porção distal and mais estreita do INTESTINO DELGADO, entre o JEJUNO e a VALVA ILEOCECAL do INTESTINO GROSSO. Sinônimos: Ileum
10 Sistema Digestório: Grupo de órgãos que se estende desde a BOCA até o ÂNUS, atuando na degradação de alimentos, absorção dos nutrientes e eliminação dos resíduos. Em humanos, o sistema digestório abrange o TRATO GASTRINTESTINAL e as glândulas acessórias (FÍGADO, TRATO BILIAR, PÂNCREAS). Sinônimos: Sistema Digestivo; Aparelho Digestivo
11 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
12 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
13 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
14 Sistema Respiratório: Órgãos e estruturas tubulares e cavernosas, por meio das quais a ventilação pulmonar e as trocas gasosas entre o ar externo e o sangue são realizadas.
15 Dispnéia: Falta de ar ou dificuldade para respirar caracterizada por respiração rápida e curta, geralmente está associada a alguma doença cardíaca ou pulmonar.
16 Espasmo: 1. Contração involuntária, não ritmada, de um ou vários músculos, podendo ocorrer isolada ou continuamente, sendo dolorosa ou não. 2. Qualquer contração muscular anormal. 3. Sentido figurado: arrebatamento, exaltação, espanto.
17 Alopécia: Redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter evolução progressiva, resolução espontânea ou ser controlada com tratamento médico. Quando afeta todos os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal.
18 Mandíbula: O maior (e o mais forte) osso da FACE; constitui o maxilar inferior, que sustenta os dentes inferiores. Sinônimos: Forame Mandibular; Forame Mentoniano; Sulco Miloióideo; Maxilar Inferior
19 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
20 Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.

Tem alguma dúvida sobre REAÇÕES ADVERSAS NORELBIN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.