
INFORMAÇÕES AO PACIENTE CARBAMAZEPINA
AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO:A carbamazepina é um medicamento antiepiléptico.
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO:
Conserve o produto na embalagem original, em temperatura ambiente (15 a 30°C) e protegido da luz.
PRAZO DE VALIDADE:
24 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho). Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
GRAVIDEZ1 E LACTAÇÃO2:
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez1 na vigência do tratamento ou após seu término. Informe ao médico se está amamentando.
CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO:
A suspensão deve ser agitada antes do uso. É importante tomar o medicamento regularmente. Se o paciente se esquecer de tomar uma dose, deve tomá-la logo que possível e então voltar ao esquema habitual. Se já for hora de tomar a próxima dose, tome-a normalmente sem dobrar o número de medidas de suspensão. Se esquecer de tomar mais de 1 dose, consulte seu médico.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO:
A retirada do produto deve ser gradual e de acordo com a orientação médica. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
REAÇÕES ADVERSAS:
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. A carbamazepina é bem tolerada, entretanto podem ocorrer, principalmente no início do tratamento, tontura3, dor de cabeça4, falta de coordenação dos movimentos, sonolência, cansaço, visão5 dupla, náusea6, vômitos7, reações alérgicas na pele8, secura da boca9, inchaço10 e aumento de peso. Estas reações, quando relacionadas à dose, geralmente diminuem dentro de poucos dias espontaneamente ou após redução transitória da dosagem. A habilidade de reação pode estar prejudicada por vertigem11 e sonolência causadas pela carbamazepina, especialmente no início do tratamento ou quando em ajuste de dose. Portanto, deve-ser ter cuidado ao conduzir veículos ou operar máquinas.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS:
A eficácia de anticoncepcionais pode estar reduzida (métodos anticoncepcionais alternativos devem ser considerados). Durante o período de tratamento com carbamazepina, o paciente não deve ingerir álcool. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Para maiores informações consulte o item Informações técnicas Interações Medicamentosas.
CONTRA-INDICAÇÕES E PRECAUÇÕES:
É muito importante que o paciente faça consultas regulares ao médico. Antes de qualquer cirurgia, incluindo tratamento dentário ou de emergência12, o dentista ou o médico responsável deve ser avisado de que o paciente está tomando carbamazepina. Crianças e pacientes idosos podem usar de modo seguro a carbamazepina e devem receber informações específicas do médico, como, por exemplo, cuidados na dosagem. Esses pacientes devem estar sob observação rigorosa do médico, principalmente no início do tratamento. O médico deverá ser avisado se o paciente for portador de qualquer outra doença e alergia13 conhecida ao medicamento e/ou a alguns medicamentos antidepressivos. Durante o tratamento a longo prazo, devem ser feitos exames odontológicos para observação de cáries14 e exames de sangue15 periódicos, conforme orientação médica.
Não deve ser utilizado durante a gravidez1 e a lactação2 sem orientação médica. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Durante o tratamento o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE16.