MANUSEIO E ELIMINAÇÃO METREXATO

Atualizado em 28/05/2016


Procedimentos de manuseio e eliminação apropriados de drogas anticancerígenas devem ser considerados. Várias recomendações sobre esse assunto foram publicadas. Não há consenso de que todos os procedimentos recomendados sejam necessários ou apropriados.

Metotrexato sódico solução injetável (isotônico1, sem conservantes, somente para dose única) - se desejar a solução pode ser mais facilmente diluída imediatamente antes do uso em um meio estéril apropriado, sem conservante, como solução de dextrose2 5%, USP, ou cloreto de sódio injetável, USP.

Reconstituição do pó liófilo de metotrexato sódico:
Deve ser reconstituído imediatamente antes do uso, com um meio apropriado estéril, livre de preservativos, como Solução de Dextrose2 5%, USP, ou Solução injetável de Cloreto de sódio, USP. Quando altas doses de metotrexato são administradas por infusão EV, a dose total deve ser diluída em Solução de dextrose2 a 5%.
Para injeção3 intratecal, reconstituir até uma concentração de 1 mg/ml em um  meio estéril apropriado, sem preservativo como a injeção3 de Cloreto de sódio, USP.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Isotônico: Relativo à ou pertencente à ação muscular que ocorre com uma contração normal. Em química, significa a igualdade de pressão entre duas soluções.
2 Dextrose: Também chamada de glicose. Açúcar encontrado no sangue que serve como principal fonte de energia do organismo.
3 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.

Tem alguma dúvida sobre MANUSEIO E ELIMINAÇÃO METREXATO?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.