INFORMAÇÕES TÉCNICAS HALO DECANOATO-CX3 AP. 1ML

Atualizado em 28/05/2016
O haloperidol é um neuroléptico1 incisivo, pertencente ao grupo das butirofenonas, sendo particularmente eficaz contra os sintomas2 produtivos das psicoses, notadamente os delírios e as alucinações3. Também exerce ação sedativa em condições de excitação psicomotora4.O decanoato de haloperidol é um neuroléptico1 de ação prolongada sendo portanto, o éster do Haloperidol com o ácido decanóico. Uma vez que o éster é gradativamente liberado do tecido5 muscular e por meio de hidrólise enzimática, o Haloperidol penetra na circulação6 sangüínea. A liberação se faz de forma progressiva, obtendo-se curvas plasmáticas uniformes sem a ocorrência de picos irregulares. O decanoato de haloperidol age como pró-fármaco7, liberando lentamente o haloperidol.
A ligação às proteínas8 plasmáticas é muito alta, cerca de 92%.
O pico da concentração plasmática ocorre de 3 a 9 dias, embora possa ser variável. Em alguns pacientes pode ocorrer também no primeiro dia, principalmente em idosos.
O decanoato de haloperidol tem meia-vida prolongada, aproximadamente 3 semanas (eliminação).
A administração de uma dose adequada produz efeito terapêutico estável, que permanece durante 4 semanas. A biotransformação é hepática9 e extensiva.
Em alguns casos, com o tratamento com o decanoato de haloperidol, pode-se reduzir ou mesmo suspender os medicamentos antiparkinsonianos que são associados ao tratamento com neurolépticos10. Em pacientes deprimidos foi observado um efeito ressocializante.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Neuroléptico: Medicamento que exerce ação calmante sobre o sistema nervoso, tranquilizante, psicoléptico.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Alucinações: Perturbações mentais que se caracterizam pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas, etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem; sensações sem objeto. Impressões ou noções falsas, sem fundamento na realidade; devaneios, delírios, enganos, ilusões.
4 Psicomotora: Própria ou referente a qualquer resposta que envolva aspectos motores e psíquicos, tais como os movimentos corporais governados pela mente.
5 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
6 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
7 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
8 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
9 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
10 Neurolépticos: Medicamento que exerce ação calmante sobre o sistema nervoso, tranquilizante, psicoléptico.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.