PRECAUÇÕES CANCIDAS

Atualizado em 28/05/2016

O uso concomitante de CANCIDAS (Acetato de caspofungina, MSD) com ciclosporina não é recomendado. Em um estudo clínico, 3 de 4 indivíduos sadios que receberam 70 mg de CANCIDAS (Acetato de caspofungina, MSD) do 1° ao 10° dia e que também receberam duas doses de 3 mg/kg de ciclosporina com intervalo de 12 horas no 10° dia desenvolveram aumentos transitórios dos níveis de alanina transaminase (ALT) -2 a 3 vezes o limite superior da normalidade (LSN) no 11° dia. Em um painel separado de indivíduos admitidos no mesmo estudo, 2 de 8 indivíduos que receberam 35 mg por dia de CANCIDAS (Acetato de caspofungina, MSD) durante 3 dias e ciclosporina (duas doses de 3 mg/kg administradas com 12 horas de intervalo) no 1° dia apresentaram pequenos aumentos nos níveis de ALT (ligeiramente acima do LSN) no 2° dia. Nos dois grupos, os aumentos de aspartato transaminase (AST) assemelharam-se aos observados com a ALT, porém, foram de menor magnitude (veja REAÇÕES ADVERSAS). Por essa razão, o uso concomitante de CANCIDAS (Acetato de caspofungina, MSD) e ciclosporina não é recomendado até que o uso de múltiplas doses seja estudado em pacientes.

Gravidez1

Não há experiência clínica envolvendo mulheres grávidas. Em ratas, a caspofungina causou redução dos pesos corpóreos fetais e aumento da incidência2 de ossificação incompleta do crânio3 e do tronco, com a administração de uma dose tóxica de 5 mg/kg/dia a fêmea prenhe. Além disso, com essa mesma dose, houve aumento da incidência2 de costela cervical em ratos. A caspofungina demonstrou cruzar a barreira placentária em estudos com animais.

CANCIDAS (Acetato de caspofungina, MSD) não deve ser usado durante a gravidez1, a menos que estritamente necessário.

Nutrizes4

Não se sabe se essa medicação é excretada no leite humano; portanto, mulheres recebendo CANCIDAS (Acetato de caspofungina, MSD) não devem amamentar.

Carcinogenicidade

Não foram realizados estudos prolongados com animais para avaliar o potencial carcinogênico da caspofungina.

Mutagênese

O acetato de caspofungina foi avaliado nas seguintes séries de ensaios in vitro e não se mostrou mutagênico ou genotóxico: ensaios de mutagênese bacteriana (Ames), de células5 de mamíferos (fibroblastos6 de pulmão7 de hamster chinês V79), teste de eluição alcalina/ruptura de filamento de DNA de hepatócito de rato e teste de aberração cromossômica em células5 de ovário8 de hamster chinês. Além disso, no teste in vivo de cromossomas de medula óssea9 de camundongo, o acetato de caspofungina não foi genotóxico em doses de até 12,5 mg/kg administradas por via intravenosa.

Reprodução10

As fêmeas de rato que receberam 0,5, 2 e 5 mg/kg/dia de acetato de caspofungina por via intravenosa durante 16 dias antes da coabitação, durante a coabitação e até o 7o dia de gestação não mostraram efeitos relacionados com a substância no acasalamento, na fecundidade, na fertilidade ou na sobrevida11 embrionária. Os ratos machos tratados com 0,5, 2 e 5 mg/kg/dia por via intravenosa (dose máxima testada) durante 28 dias antes do acasalamento não mostraram efeito na fertilidade.

Desenvolvimento

Não foram observados efeitos no desenvolvimento dos ratos com uma dose de 2 mg/kg/dia. Com a dose tóxica de 5 mg/kg/dia administrada a fêmea prenhe, que resultou em exposição plasmática de aproximadamente 1,5 vezes a exposição plasmática observada com a administração de 70 mg a seres humanos, a caspofungina causou redução dos pesos corpóreos fetais e aumento da incidência2 de ossificação incompleta do crânio3 e do tronco. Além disso, com essa mesma dose, houve aumento da incidência2 de costela cervical em ratos.


Em um estudo de toxicidade12 intravenosa em coelhos, no qual o acetato de caspofungina foi administrado a coelhas prenhes nas posologias de 1, 3 e 6 mg/kg/dia do sétimo ao vigésimo dia de gestação, não foram detectados nos fetos achados morfológicos externos, viscerais ou esqueléticos relacionados ao tratamento. Portanto, o nível sem efeito para toxicidade12 no desenvolvimento foi superior a 6 mg/kg/dia. O nível sem efeito para toxicidade12 materna (com base em reduções mínimas no ganho médio de peso corpóreo materno e no consumo de alimento) foi de 3 mg/kg/dia. As coelhas prenhes que receberam 5 mg/kg/dia apresentaram exposições plasmáticas de aproximadamente 1,5 vezes a exposição plasmática observada em seres humanos aos quais se administrou 70 mg.
O acetato de caspofungina mostrou cruzar a barreira placentária em estudos com animais.

Uso Pediátrico

O acetato de caspofungina não foi estudado em crianças; seu uso não é recomendado para pacientes13 com menos de 18 anos de idade.

Uso em idosos
Não é necessário ajuste posológico para pacientes13 idosos (a partir de 65 anos de idade).

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
3 Crânio: O ESQUELETO da CABEÇA; compreende também os OSSOS FACIAIS e os que recobrem o CÉREBRO. Sinônimos: Calvaria; Calota Craniana
4 Nutrizes: Mulheres que amamentam; amas de leite; que alimentam.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
6 Fibroblastos: Células do tecido conjuntivo que secretam uma matriz extracelular rica em colágeno e outras macromoléculas.
7 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
8 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
9 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
10 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
11 Sobrevida: Prolongamento da vida além de certo limite; prolongamento da existência além da morte, vida futura.
12 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
13 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.