POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO CANCIDAS

Atualizado em 28/05/2016

Recomendações Gerais

Uma dose única de carga de 70 mg deve ser administrada no 1o dia seguida por 50 mg diariamente. CANCIDAS (Acetato de caspofungina, MSD) deve ser administrado por infusão intravenosa lenta, durante aproximadamente 1 hora. A duração do tratamento deve basear-se na gravidade da doença subjacente, na recuperação da imunossupressão1 e na resposta clínica. Embora não haja informação que demonstre aumento da eficácia com doses mais altas, os dados disponíveis sobre segurança sugerem que o aumento da dose diária para 70 mg pode ser considerado em pacientes nos quais CANCIDAS (Acetato de caspofungina, MSD) foi bem tolerado sem evidência de resposta clínica.

Não há necessidade de ajuste posológico para pacientes2 idosos (a partir de 65 anos de idade).

Não há necessidade de ajuste posológico com base no sexo, na raça ou no comprometimento renal3.

Ao administrar CANCIDAS (Acetato de caspofungina, MSD) concomitantemente com os indutores do metabolismo4 e/ou os indutores/inibidores mistos efavirenz, nelfinavir, nevirapina, rifampicina, dexametasona, fenitoína ou carbamazepina deve-se considerar aumento da dose diária de CANCIDAS (Acetato de caspofungina, MSD) para 70 mg, após a dose de carga usual de 70 mg.

Pacientes com Insuficiência Hepática5

Pacientes com insuficiência hepática5 leve (escore de Child-Pugh de 5 a 6) não requerem ajuste posológico. Entretanto, para pacientes2 com insuficiência hepática5 moderada (escore de Child-Pugh de 7 a 9), após a dose inicial de carga de 70 mg, recomenda-se a administração de 35 mg de CANCIDAS (Acetato de caspofungina, MSD) por dia. Não há experiência clínica em pacientes com insuficiência hepática5 grave (escore de Child-Pugh acima de 9).

Reconstituição de CANCIDAS TM (Acetato de caspofungina, MSD) NÃO USAR DILUENTES CONTENDO GLICOSE6 (a-D-GLICOSE6), uma vez que CANCIDAS (Acetato de caspofungina, MSD) não se mantém estável em diluentes que contenham glicose6. NÃO MISTURAR NEM PROCEDER A INFUSÃO CANCIDAS (Acetato de caspofungina, MSD) E OUTRAS MEDICAÇÕES, uma vez que não há dados disponíveis sobre a compatibilidade de CANCIDAS (Acetato de caspofungina, MSD) com outras substâncias, aditivos ou medicações intravenosas. Inspecionar visualmente a solução de infusão quanto à presença de micropartículas ou alteração de cor.

Etapa 1 Reconstituição dos frascos convencionais
Para reconstituir a medicação em pó, deixar o frasco convencional refrigerado de CANCIDAS (Acetato de caspofungina, MSD) atingir a temperatura ambiente e acrescentar sob condições de assepsia7 10,5 mL de água estéril para injeção8, água bacteriostática para injeção8 com metilparabeno e propilparabeno ou água bacteriostática para injeção8 com álcool benzílico a 0,9%. A concentração dos frascos reconstituídos será 7 mg/mL (frasco de 70 mg) ou 5 mg/mL (frasco de 50 mg).

O pó, de coloração branca a esbranquiçada, irá se dissolver completamente. Misture delicadamente, até que seja obtida uma solução transparente. As soluções reconstituídas devem ser visualmente inspecionadas quanto à presença de micropartículas ou alteração de cor. Essa solução reconstituída pode ser armazenada durante até 24 horas em temperatura até 25° C.

Etapa 2 Adição de CANCIDAS (Acetato de caspofungina, MSD) reconstituído à solução de infusão
Os diluentes para as soluções de infusão finais são: solução salina estéril para injeção8 ou solução de lactato9 de Ringer. A solução-padrão é preparada acrescentando-se, sob condições de assepsia7, o volume apropriado da medicação reconstituída (como mostrado na tabela abaixo) a uma bolsa ou frasco de 250 mL para administração intravenosa. Podem ser usadas infusões de volume reduzido em 100 mL, quando clinicamente necessário, para as doses diárias de 50 mg ou 35 mg. Não usar se a solução apresentar-se turva ou com precipitados. Essa solução de infusão deve ser usada em 24 horas se armazenada em temperatura até 25° C ou em 48 horas se armazenada sob refrigeração em temperatura entre 2 e 8° C. CANCIDAS™ (Acetato de caspofungina, MSD) deve ser administrado por infusão intravenosa lenta, durante aproximadamente 1 hora.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Imunossupressão: Supressão das reações imunitárias do organismo, induzida por medicamentos (corticosteroides, ciclosporina A, etc.) ou agentes imunoterápicos (anticorpos monoclonais, por exemplo); que é utilizada em alergias, doenças autoimunes, etc. A imunossupressão é impropriamente tomada por alguns como sinônimo de imunodepressão.
2 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
3 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
4 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
5 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
6 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
7 Assepsia: É o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de micro-organismos em um ambiente que logicamente não os tem. Logo um ambiente asséptico é aquele que está livre de infecção.
8 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
9 Lactato: Sal ou éster do ácido láctico ou ânion dele derivado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.