PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ZELMAC

Atualizado em 28/05/2016
Não estão disponíveis dados sobre a utilização de ZELMAC em pacientescom insuficiência hepática1 grave. Por este motivo, são necessárias precauções
especiais nestes pacientes.
Gravidez2 e lactação3
Dados sobre um número limitado (n=15) de grávidas expostas indicam a ausência
de efeitos adversos do tegaserode na gravidez2 ou na saúde4 do feto5/recémnascido.
Até agora, não estão disponíveis outros dados epidemiológicos
relevantes. Os estudos em animais não indicam efeitos prejudiciais diretos ou indiretos no que diz respeito a gravidez2, desenvolvimento embrio-fetal, parto ou desenvolvimento pós-natal. No entanto, face6 a experiência limitada
em humanos, a utilização de ZELMAC durante a gravidez2 não é recomendada.
O tegaserode é excretado no leite de ratos fêmeas lactantes7 com uma
razão leite-plasma8 elevada. Dado que também pode ser excretado no leite
humano, o ZELMAC não deve ser prescrito a mulheres que estão amamentando.
Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas
Não foram observados efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar
máquinas.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
6 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
7 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
8 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.