CONTRA-INDICAÇÕES CLONIDIN

Atualizado em 28/05/2016
O produto é contra-indicado em pacientes com histórico de reações de hipersensibilidade à clonidina, bem como a outros componentes do medicamento. A administração peridural1 é contra-indicada na presença de infecção2 no local da injeção3, em pacientes sob terapia anticoagulante4 e naqueles com diátese hemorrágica5.
A administração de CLONIDIN® acima de C4 é contra-indicada uma vez que não existem dados de segurança suficientes para este uso.
Também aos portadores de doença do nódulo sinusal6. Também em:
•  Diferentes formas de agitação, e perturbações do coração7, como por exemplo "síndrome8 de Sinusknoten" ou bloqueio átrio-ventricular II e III;
•  Pacientes portadores de doença no nódulo sinusal6;
•  Batimentos cardíacos abaixo de 50 batidas por minuto;
•  Período de amamentação9;
•  Depressão.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Peridural: Mesmo que epidural. Localizado entre a dura-máter e a vértebra (diz-se do espaço do canal raquidiano). Na anatomia geral e na anestesiologia, é o que se localiza ou que se faz em torno da dura-máter.
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
4 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
5 Hemorrágica: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
6 Nódulo Sinusal: Pequena massa de fibras musculares cardíacas modificadas, localizada na junção da VEIA CAVA SUPERIOR com o átrio direito. Os impulsos da contração provavelmente começam neste nó, propagam-se pelo átrio (ÁTRIO CARDÍACO) sendo então transmitidos pelo feixe de His (FEIXE ATRIOVENTRICULAR) para o ventrículo (VENTRÍCULO CARDÍACO).
7 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
8 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
9 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.