
INFORMAÇÃO TÉCNICA ERANZ
CARACTERÍSTICAS
DESCRIÇÃO
Eranz® (Cloridrato de Donepezila) é um inibidor reversível da enzima1 acetilcolinesterase, quimicamente conhecido como cloridrato de (±)-2,3-diidro-5,6-dimetoxi-2-[[1-(fenilmetil)-4-piperidinil]metil]-1H-inden-1-ona. O cloridrato de donepezila é comumente mencionado na literatura farmacológica como E2020. Sua fórmula molecular é C 24 H 29 NO 3 HCl e seu peso molecular é 415,96. O cloridrato de donepezila é um pó branco cristalino2 totalmente solúvel em clorofórmio, solúvel em água e em ácido acético glacial, muito pouco solúvel em etanol e em acetonitrila e praticamente insolúvel em acetato de etila e n-hexano.
FARMACOLOGIA3 CLÍNICA
As teorias atuais sobre a etiologia4 patológica dos sinais5 cognitivos6 e dos sintomas7 da doença de Alzheimer8 atribuem alguns deles a uma deficiência da neurotransmissão colinérgica9. Acredita-se que o cloridrato de donepezila exerça sua ação terapêutica10 incrementando a função colinérgica9. Isto se dá com o aumento da concentração da acetilcolina11 através da inibição reversível da hidrólise pela acetilcolinesterase. Se o mecanismo de ação proposto for correto, o efeito de donepezila poderá diminuir à medida que o processo da doença avança e um menor número de neurônios12 permaneça funcionalmente intacto. Não há comprovação de que o donepezila mude o curso do processo de demência13 subjacente.
DADOS DE ESTUDOS CLÍNICOS
A eficácia de Eranz® (Cloridrato de Donepezila) no tratamento da Doença de Alzheimer8 foi demonstrada pelos resultados de dois estudos clínicos randomizados, duplo-cegos, placebo14 controlados, que avaliaram Eranz® (Cloridrato de Donepezila) em pacientes com Doença de Alzheimer8 (diagnosticada por critérios NINCDS e DSM III-R, Exame de Estado Mini Mental ³ 10 e £ 26 e Taxa de Demência13 Clínica de 1 ou 2). A idade média dos pacientes que participaram do estudo com Eranz® (Cloridrato de Donepezila) foi 73 anos (50 - 94 anos). Aproximadamente 62% dos pacientes eram mulheres e 38% eram homens. A distribuição racial foi: 95% brancos, 3% negros e 2% outras raças.
Resultado do Estudo: Em cada estudo, a eficácia do tratamento com Eranz® (Cloridrato de Donepezila) foi estabelecida usando medidas de performance cognitiva15 e capacidades funcionais globais. Os dois instrumentos de teste primários escolhidos foram: (1) sub-escala cognitiva15 da Escala de Avaliação da Doença de Alzheimer8 (ADAS-cog) e (2) Impressão de Alteração Baseada em Entrevista com Médico com Opinião do Profissional de Saúde16 (CIBI-C Plus).
Estudo de trinta semanas
Em um estudo de 30 semanas de duração, 473 pacientes foram randomizados para receber doses únicas diárias de placebo14 ou de 5 mg/dia ou 10 mg/dia de Eranz® (Cloridrato de Donepezila). Este estudo de 30 semanas foi dividido em 24 semanas (período duplo-cego) de tratamento com Eranz® (Cloridrato de Donepezila) seguidas por 6 semanas só com placebo14 (período simples-cego). O estudo foi desenhado para comparar doses fixas de Eranz® (Cloridrato de Donepezila) 5 mg/dia ou 10 mg/dia com placebo14. Contudo, para reduzir a probabilidade de efeitos colinérgicos, o tratamento com 10 mg/dia foi precedido de tratamento inicial de 7 dias com doses de 5 mg/dia.
Efeitos sobre a escala ADAS-cog: Após 24 semanas de tratamento, as diferenças médias na pontuação da mudança ADAS-cog para pacientes17 tratados com Eranz® (Cloridrato de Donepezila) em relação a pacientes que receberam apenas placebo14 foram de 2,8 e 3,1 unidades para os tratamentos de 5 mg/dia e 10 mg/dia, respectivamente. Tais diferenças foram estatisticamente significantes. Embora possa parecer que o efeito do tratamento seja ligeiramente maior no caso do tratamento com 10 mg/dia, não houve diferença estatisticamente significante entre as duas dosagens.
Após seis semanas de descanso com o uso de placebo14, a pontuação para o ADAS-cog para os dois grupos tratados com Eranz® (Cloridrato de Donepezila), não apresentava diferença em relação aos pacientes que haviam recebido somente placebo14 durante 30 semanas. Isto sugere que os efeitos favoráveis de Eranz® (Cloridrato de Donepezila) se dissipam nas semanas sucessivas ao fim do tratamento e não se constituem em uma mudança da doença subjacente. Não houve observação de um efeito de recalque durante as 6 semanas que se seguiram a uma interrupção brusca da terapia.
Efeitos sobre a escala CIBI-C Plus: As diferenças médias droga-placebo14 para esses grupos de pacientes na 24ª semana foram de 0,35 unidades e 0,39 unidades para as doses de 5 mg/dia e 10 mg/dia de Eranz® (Cloridrato de Donepezila), respectivamente. Essas diferenças se revelaram estatisticamente significantes. Não houve diferença estatisticamente significante entre os dois tratamentos com a droga.
Estudo de quinze semanas
Em um estudo com duração de 15 semanas, pacientes foram randomizados para receber doses únicas diárias de placebo14 ou 5 mg/dia ou 10 mg/dia de Eranz® (Cloridrato de Donepezila) durante 12 semanas, seguidas de um período só com placebo14 de 3 semanas. Como no estudo de 30 semanas, para evitar efeitos colinérgicos agudos, o tratamento de 10 mg/dia foi precedido de um tratamento inicial com duração de 7 dias com doses de 5 mg/dia.
Efeitos sobre a escala ADAS-cog: Após 12 semanas de tratamento, as diferenças na pontuação média de mudança do ADAS-cog para os pacientes tratados com Eranz® (Cloridrato de Donepezila) em comparação com os pacientes que receberam placebo14 foram de 2,7 e 3,0 unidades cada, para os dois grupos tratados com Eranz® (Cloridrato de Donepezila) na dose de 5 mg/dia e 10 mg/dia, respectivamente. Essas diferenças revelaram-se estatisticamente significantes. O efeito no grupo tratado na base de 10 mg/dia poderá parecer ligeiramente maior do que aquele no grupo tratado com 5 mg/dia. Entretanto, as diferenças entre os dois tratamentos com a droga não se revelaram estatisticamente significantes.
Após 3 semanas de descanso tomando placebo14, a pontuação do ADAS-cog para ambos os grupos tratados com Eranz® (Cloridrato de Donepezila) aumentou, sinalizando que a interrupção no uso de Eranz® (Cloridrato de Donepezila) causou uma perda de seu efeito terapêutico. A duração desse período de descanso com placebo14 não foi suficiente para medir a taxa de diminuição do efeito terapêutico, porém o estudo de 30 semanas (ver acima) demonstrou que os efeitos do tratamento proporcionados pelo uso de Eranz® (Cloridrato de Donepezila) dissipam-se dentro de 6 semanas do fim do tratamento.
Efeitos sobre a escala CIBI-C Plus: As diferenças na pontuação média entre os pacientes tratados com Eranz® (Cloridrato de Donepezila) e os pacientes que receberam placebo14 na semana 12 foram de 0,36 e 0,38 unidades para os dois grupos de tratamento de 5 mg/dia e de 10 mg/dia, respectivamente. Essas diferenças foram estatisticamente significantes. Em ambos os estudos, a idade, o sexo e a raça dos pacientes não foram fatores que permitiram prever os resultados do tratamento com Eranz® (Cloridrato de Donepezila).
FARMACOCINÉTICA CLÍNICA
O donepezila é bem absorvido com uma biodisponibilidade oral relativa de 100% e alcança os picos máximos de concentração plasmática dentro de 3 a 4 horas. Os dados farmacocinéticos são lineares na faixa de dosagem de 1 a 10 mg administrados uma vez ao dia. Nem a alimentação nem a hora da administração da droga (dose matutina ou vespertina) influenciaram a velocidade ou a quantidade do medicamento absorvido. A meia-vida de eliminação do donepezila é de cerca de 70 horas e a depuração aparente média no plasma18 (CR/F) é de 0,13 l/h/kg. Após a administração de doses múltiplas, o donepezila se acumula no plasma18 de 4 a 7 vezes e o estado de equilíbrio é alcançado dentro de 15 dias. O volume de distribuição no estado de equilíbrio é de 12 l/kg. O donepezila liga-se em cerca de 96% às proteínas19 plasmáticas, principalmente às albuminas (cerca de 75%) e à alfa-glicoproteína ácida (cerca de 21%) dentro da faixa de concentração de 2 a 1.000 ng/ml.
Donepezila tanto é excretado pela urina20 quanto bastante metabolizado para dar lugar a quatro metabólitos21 principais, dois dos quais são sabidamente ativos, e a vários metabólitos21 menores, dos quais nem todos já foram identificados. O donepezila é metabolizado pelas isoenzimas CYP450, 2D6 e 3A4 e sofre o processo de glicuronidização. Após a administração de donepezila com C 14 marcado, a radioatividade encontrada no plasma18, expressa como porcentagem da dose administrada, foi sob forma principalmente de donepezila intacto (53%) e também como 6-0-desmetil donepezila (11%); este último, segundo relatos, inibe a acetilcolinesterase (AChE) da mesma forma como ocorre com donepezila in vitro e foi encontrado no plasma18 em concentrações equivalentes de cerca de 20% de donepezila. Aproximadamente 57% e 15% da radioatividade total foi recuperada na urina20 e nas fezes, respectivamente, num período de 10 dias, enquanto que 28% não foi recuperada, sendo que cerca de 17% da dose de donepezila foi encontrada na urina20 sob forma da droga inalterada.
Populações especiais:
Doenças hepáticas22: Em um estudo com 10 pacientes com cirrose23 hepática24 estável, a depuração de Eranz® (Cloridrato de Donepezila) diminui em 20% em relação a 10 outros indivíduos saudáveis da mesma idade e do mesmo sexo.
Doenças renais: Em um estudo com 4 pacientes com insuficiência renal25 de moderada a grave (Cl cr < 22 ml/min/1,73 m 2 ), a depuração de Eranz® (Cloridrato de Donepezila) não foi diferente daquela observada em 4 indivíduos saudáveis da mesma idade e do mesmo sexo.
Idade: Não foram feitos estudos farmacocinéticos formais para avaliar as diferenças eventuais na farmacocinética de Eranz® (Cloridrato de Donepezila) com relação à idade. Entretanto, as concentrações sanguíneas médias de Eranz® (Cloridrato de Donepezila)medidas durante o tratamento com a droga em pacientes idosos portadores da doença de Alzheimer8, são comparáveis àquelas observadas em jovens voluntários saudáveis.
Sexo e raça: Não foram feitos estudos farmacocinéticos específicos para avaliar o fator sexo e raça na biodisponibilidade de Eranz® (Cloridrato de Donepezila). Entretanto, análises farmacocinéticas do passado têm mostrado que o sexo e a raça (japoneses e europeus) não afetaram a depuração de Eranz® (Cloridrato de Donepezila).
Interações medicamentosas:
Drogas fortemente ligadas às proteínas19 plasmáticas: Estudos de deslocamento de drogas têm sido conduzidos in vitro entre esta droga fortemente ligada (96%) e outras drogas como furosemida, digoxina e warfarina. Eranz® (Cloridrato de Donepezila), na concentração de 0,3-10µg/ml não afetou a ligação da furosemida (5µg/ml), da digoxina (2µg/ml) e da warfarina (3µg/ml) com a albumina26 de origem humana. Da mesma forma, a ligação de Eranz® (Cloridrato de Donepezila) com albumina26 de origem humana não foi afetada pela furosemida, pela digoxina e pela warfarina.
O efeito de ERANZ® (Cloridrato de Donepezila) sobre o metabolismo27 de outras drogas: Não há ensaios clínicos28 in vivo que tenham avaliado os efeitos de Eranz® (Cloridrato de Donepezila) na depuração de drogas metabolizadas pela CYP3A4 (por exemplo, a cisaprida, a terfenadina) ou pela CYP2D6 (por exemplo, a imipramina). Porém, estudos in vitro demonstram existir uma baixa taxa de ligação a essas enzimas (K médio de cerca de 50/130µM), a qual, considerando as concentrações terapêuticas no sangue29 de donepezila (16,4 µM), dão conta de que deve haver pouca possibilidade de interferência.
Não se sabe se Eranz® (Cloridrato de Donepezila) teria algum potencial de indução das enzimas. Estudos farmacocinéticos formais têm avaliado o potencial de Eranz® (Cloridrato de Donepezila) de interagir com a teofilina, a cimetidina, a warfarina e a digoxina. Não foram observados efeitos farmacocinéticos significantes nestas drogas.
Efeito de outras drogas sobre o metabolismo27 de Eranz® (Cloridrato de Donepezila): O cetoconazol e a quinidina, que são inibidores da CYP450, da 3A4 e da 2D6, respectivamente, inibem o metabolismo27 de donepezila in vitro. Não se sabe se esses inibidores possuem um efeito clínico. Os compostos que induzem a CYP2D6 e a CYP3A4 [por exemplo, a fenitoína, a carbamazepina, a dexametasona, a rifamicina e o fenobarbital podem aumentar a taxa de eliminação de Eranz® (Cloridrato de Donepezila)].
Estudos farmacocinéticos formais têm demonstrado que o metabolismo27 Eranz® (Cloridrato de Donepezila) não é significantemente afetado pela administração de digoxina ou de cimetidina.