PRECAUÇÕES ERANZ

Atualizado em 28/05/2016
Carcinogênese, Mutagênese, Prejuízo da Fertilidade: Estudos de carcinogenicidade com donepezila ainda não estão concluídos. Eranz®  (Cloridrato de Donepezila) não foi mutagênico no estudo de mutação1 reversa de Ames em bactérias. No teste de aberração cromossômica em células2 pulmonares de hamster chinês, alguns efeitos clastogênicos foram observados. Donepezila não foi clastogênico no teste do micronúcleo de camundongos in vivo. Donepezila não apresentou efeito na fertilidade de ratas com doses até 10 mg/kg/dia (aproximadamente 8 vezes a dose humana máxima recomendada em mg/m 2 ).Gravidez3: Estudos teratológicos conduzidos em ratos fêmeas grávidas que receberam doses de até 16 mg/kg/dia (aproximadamente 13 vezes a dose máxima recomendada para o ser humano na base de mg/m 2 ) e em coelhos fêmeas grávidas que receberam doses de até 10 mg/kg/dia (aproximadamente 16 vezes a dose máxima recomendada para o ser humano na base de mg/m 2 ) não revelaram qualquer evidência de um potencial teratogênico4 de donepezila. Entretanto, em um estudo no qual ratos fêmeas grávidas receberam 10 mg/kg/dia (cerca de 8 vezes a dose máxima recomendada para o ser humano na base de mg/m 2 ) desde o dia 17 do início da gestação até o dia 20 pós-parto, houve um ligeiro aumento de natimortos e uma pequena diminuição na sobrevivência5 dos filhotes até o 4º dia após o parto, nesta dosagem; a dose imediatamente menor testada foi de 3 mg/kg/dia. Não existem estudos adequados ou bem controlados em mulheres grávidas. ERANZ* (cloridrato de donepezila) deve ser usado durante a gravidez3 somente se o benefício em potencial da medicação justificar o risco potencial para o feto6.
Uso na lactação7: Não se sabe se donepezila é excretado no leite humano. Eranz®  (Cloridrato de Donepezila) não está indicado para uso em lactantes8.
Uso Pediátrico: Não existem estudos adequados e bem controlados para documentar a segurança e a eficácia de Eranz®  (Cloridrato de Donepezila) em qualquer tipo de doença ocorrendo em crianças.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Mutação: 1. Ato ou efeito de mudar ou mudar-se. Alteração, modificação, inconstância. Tendência, facilidade para mudar de ideia, atitude etc. 2. Em genética, é uma alteração súbita no genótipo de um indivíduo, sem relação com os ascendentes, mas passível de ser herdada pelos descendentes.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
5 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
6 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
7 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
8 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.

Tem alguma dvida sobre PRECAUÇÕES ERANZ?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.