DESCRIÇÃO VASOGARD

Atualizado em 28/05/2016
Cilostazol é um derivado da quinolinona que inibea fosfodiesterase celular (mais específica para
a fosfodiesterase III). Sua fórmula empírica é
C20H27N5O2 e seu peso molecular é 369,47.
Cilostazol é 6-[4-(1-ciclohexil-1-H-tetrazol-5-il)
butoxi]-3,4-diidro-2(1H)-quinolinona.
Cilostazol é um pó ou cristal branco, cristalino1,
levemente solúvel em metanol e etanol e praticamente
insolúvel em água.
Mecanismo de ação
VASOGARD® (Cilostazol) é um derivado da quinolinona,
inibidor da fosfodiesterase tipo III. Cilostazol
e vários de seus metabólitos2 ativos inibem
a atividade da fosfodiesterase III e suprimem a degradação
do AMPc, com conseqüente aumento
do AMPc nos vasos sanguíneos3 e plaquetas4,
levando a uma inibição da agregação plaquetária
e vasodilatação, respectivamente.
VASOGARD® (Cilostazol) inibe reversivelmente
a agregação plaquetária induzida por uma série
de estímulos como trombina5, ADP, colágeno6,
ácido araquidônico, epinefrina e stress de cisalhamento7
(shear stress).
Os efeitos nos lípides circulantes do plasma8 foram
examinados em pacientes em terapia com
Cilostazol. Após 12 semanas, quando comparado
ao placebo9, Cilostazol 100 mg, 2 vezes ao
dia, produziu uma redução de 29,3 mg/dL10 nos
triglicérides11 (15%) e um aumento no HDL12-colesterol13
de 4,0 mg/dL10 (@10%).
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Cristalino: 1. Lente gelatinosa, elástica e convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A distância focal do cristalino é modificada pelo movimento dos músculos ciliares, permitindo ajustar a visão para objetos próximos ou distantes. Isso se chama de acomodação do olho à distância do objeto. 2. Diz-se do grupo de cristais cujos eixos cristalográficos são iguais nas suas relações angulares gerais constantes 3. Diz-se de rocha constituída quase que totalmente por cristais ou fragmentos de cristais 4. Diz-se do que permite que passem os raios de luz e em consequência que se veja através dele; transparente. 5. Límpido, claro como o cristal.
2 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
3 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
4 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
5 Trombina: Enzima presente no plasma. Ela catalisa a conversão do fibrinogênio em fibrina, participando do processo de coagulação sanguínea.
6 Colágeno: Principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais.
7 Cisalhamento: 1. Ato ou efeito de cisalhar, ou seja, de fazer cortes em ou de cortar as bordas de alguma coisa. 2. Em física, é o fenômeno de deformação ao qual um corpo está sujeito quando as forças que agem sobre ele provocam um deslocamento em planos diferentes, mantendo o volume constante. 3. Em geologia, é a fraturação das rochas sob a ação de esforços tectônicos, ou seja, dois esforços paralelos em sentidos opostos.
8 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
9 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
10 Mg/dL: Miligramas por decilitro, unidade de medida que mostra a concentração de uma substância em uma quantidade específica de fluido.
11 Triglicérides: A principal maneira de armazenar os lipídeos no tecido adiposo é sob a forma de triglicérides. São também os tipos de lipídeos mais abundantes na alimentação. Podem ser definidos como compostos formados pela união de três ácidos graxos com glicerol. Os triglicérides sólidos em temperatura ambiente são conhecidos como gorduras, enquanto os líquidos são os óleos. As gorduras geralmente possuem uma alta proporção de ácidos graxos saturados de cadeia longa, já os óleos normalmente contêm mais ácidos graxos insaturados de cadeia curta.
12 HDL: Abreviatura utilizada para denominar um tipo de proteína encarregada de transportar o colesterol sanguíneo, que se relaciona com menor risco cardiovascular. Também é conhecido como âBom Colesterolâ. Seus valores normais são de 35-50mg/dl.
13 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.