INFORMAÇÃO AO PACIENTE EVOCANIL

Atualizado em 28/05/2016
Ação esperada do medicamento: O medicamento tem ação sobre os distúrbios ligados à deficiência de progesterona. Estes distúrbios podem ser: síndrome1 pré-menstrual, distúrbios menstruais, mastopatias benignas, pré-menopausa2, menopausa2, esterilidade3 por insuficiência4 lútea. Cuidados de armazenamento: Este medicamento deve ser guardado dentro da embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15º e 25°C) e protegido da luz e umidade.
Prazo de validade: 24 meses. Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto.
NUNCA USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.
Gravidez5 e lactação6: Informe seu médico a ocorrência de gravidez5 na vigência do tratamento ou após seu término. A progesterona natural micronizada tem sido utilizada durante a gravidez5 para prevenção de ameaça de aborto e de parto prematuro. Nestes casos, o médico é quem deverá determinar a sua utilização. Informar seu médico se está amamentando. O uso da progesterona não está indicado durante a amamentação7.
Cuidados de administração: EVOCANIL® pode ser administrado por via oral ou vaginal, conforme a orientação de seu médico. Na administração por via oral, tome o medicamento separado das refeições. Caso seu médico tenha recomendado a administração por via vaginal, introduza a cápsula profundamente na vagina8. Lembre-se de lavar bem as mãos9 antes e depois da aplicação. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Reações adversas: Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Podem ocorrer sonolência ou vertigem10 passageiras 1 a 3 horas após a ingestão da cápsula.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias: Podem ocorrer alterações no efeito de EVOCANIL® caso seja utilizado concomitantemente com os seguintes medicamentos: barbitúricos, carbamazepina, hidantoína, rifampicina, betabloqueadores, teofilina ou ciclosporina. Caso esteja fazendo uso de outros medicamentos, informe seu médico.
Contra-indicações e Precauções: EVOCANIL® não deve ser utilizado por pacientes que apresentem alergia11 a progesterona ou a qualquer componente do produto. 'Este medicamento não é contraceptivo. Caso ocorram alterações da visão12 ou dor de cabeça13, informe seu médico. Pode ocorrer sonolência e/ou sensação de vertigem10, portanto, não é recomendável dirigir ou operar máquinas após a administração do produto. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Durante o tratamento o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE14.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
3 Esterilidade: Incapacidade para conceber (ficar grávida) por meios naturais. Suas causas podem ser masculinas, femininas ou do casal.
4 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
7 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
8 Vagina: Canal genital, na mulher, que se estende do ÚTERO à VULVA. (Tradução livre do original
9 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
10 Vertigem: Alucinação de movimento. Pode ser devido à doença do sistema de equilíbrio, reação a drogas, etc.
11 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
12 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
13 Cabeça:
14 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Tem alguma dvida sobre INFORMAÇÃO AO PACIENTE EVOCANIL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.