
O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO COMBODART
Em estudos clínicos com a dutasterida, alguns pacientes fizeram uso de dutasterida e um medicamento alfabloqueador.
Pacientes que fizeram uso desta combinação de dutasterida e um alfa-bloqueador tiveram insuficiência cardíaca1 com mais frequência do que pacientes que tomaram somente dutasterida ou somente o alfa-bloqueador. Não se estabeleceu relação causal entre o uso de dutasterida (sozinha ou em combinação com um alfa bloqueador (medicamento usado principalmente para tratar pressão arterial2 elevada)) e falência cardíaca.
Em um estudo clínico feito com mais de 8000 homens sob maior risco de câncer3 de próstata4, 0,9% dos pacientes que recebiam dutasterida tiveram formas graves de câncer3 de próstata4 e com mais frequência do que os que não recebiam dutasterida (0,6%). Não se estabeleceu relação causal entre dutasterida e câncer3 de próstata4 de grau elevado.
Um exame de sangue5 que mede a quantidade de uma substância chamada de PSA (antígeno6 específico da próstata4) no seu sangue5 pode ajudar seu médico a avaliar se você tem doença na próstata4, incluindo câncer3 de próstata4. Se você tem uma quantidade de PSA maior do que o normal no seu sangue5 isso pode significar um alto risco de você apresentar câncer3 de próstata4.
Homens recebendo Combodart® devem realizar o exame de PSA 6 meses após o início do tratamento e periodicamente depois disso. Combodart® reduzirá a quantidade de PSA no seu sangue5. Embora seu PSA esteja baixo, você ainda pode estar com risco de desenvolver câncer3 de próstata4. Seu médico ainda poderá utilizar o teste de PSA para ajudar a detectar o câncer3 de próstata4, através da comparação entre os resultados de cada teste de PSA que você fizer. É importante tomar a medicação seguindo as recomendações de seu médico. Caso não seja tomada de forma regular, isso pode interferir na capacidade de seu médico monitorar seu PSA.
Foram relatados casos de câncer3 de mama7 em homens que tomaram dutasterida em estudos clínicos e durante o período pós-comercialização. Informe imediatamente a seu médico se você identificar alguma alteração na mama7, como nódulos ou secreção no mamilo. Não está claro se há uma relação causal entre a ocorrência de câncer3 de mama7 masculino e o uso a longo prazo de dutasterida.
Se você vai se submeter a uma cirurgia de catarata8, avise seu médico ou oftalmologista9 antes da cirurgia, que você está ou esteve fazendo uso de Combodart®. Ele(a) pode pedir que você interrompa temporariamente o tratamento com Combodart®.
Não tome Combodart® juntamente com outro alfa-bloqueador (para próstata4 aumentada ou pressão alta).
Alguns medicamentos interagem com Combodart®, tornando você mais propenso a ter reações adversas, eles incluem a cimetidina (para úlcera10 no estômago11) e a varfarina (para coagulação12 sanguínea).
Informe ao seu médico se você tem problemas hepáticos. Combodart® pode não fazer bem a você.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas
A tansulosina pode causar vertigem13, portanto os pacientes devem ter cautela ao dirigir veículos ou operar máquinas.
Fertilidade
Não é conhecida a importância clínica do efeito da dutasterida nas características seminais vinculadas à fertilidade do paciente.
Os efeitos do cloridrato de tansulosina sobre a contagem ou a função de espermatozoides14 não foram avaliados.
Gravidez15
A dutasterida não foi estudada em mulheres porque os dados pré-clínicos sugerem que a supressão dos níveis circulantes de di-hidrotestosterona pode inibir o desenvolvimento dos órgãos genitais externos em um feto16 do sexo masculino, gerado por uma mulher exposta à dutasterida.
Homens tratados com Combodart® não devem doar sangue5 por pelo menos 6 meses após sua última dose. Essa é uma forma de prevenir que mulheres grávidas recebam a dutasterida através de transfusão17 de sangue5.
A administração de cloridrato de tansulosina em doses superiores à terapêutica18 a ratas e coelhas prenhas não apresentou evidências de dano fetal.
Avise ao médico caso uma mulher grávida entre em contato com o conteúdo das cápsulas de Combodart®.
Lactação19
Não se sabe se a dutasterida ou a tansulosina são eliminadas no leite materno.
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres.
Interações medicamentosas
Informe ao seu médico se você estiver tomando outros medicamentos, incluindo os isentos de prescrição. Não use Combodart® se você utiliza outro medicamento alfa bloqueador (utilizados na hiperplasia20 prostática ou pressão arterial2 alta). Não é recomendado o uso de cetoconazol (usado para tratar infecções21 causadas por fungos).
Alguns medicamentos podem interagir com Combodart® e podem aumentar a possibilidade de efeitos colaterais22.
Esses medicamentos incluem:
- medicamentos conhecidos como inibidores de PDE5 (usados para ajudar a alcançar ou manter a ereção23), tais como vardenafila, citrato de sildenafila e tadalafila;
- cimetidina (para úlceras24 estomacais);
- varfarina (um anticoagulante25);
- eritromicina (um antibiótico usado para tratar infecções21),
- paroxetina (um antidepressivo);
- terbinafina (usado para tratar infecções21 causadas por fungos).
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde26.